Você está aqui: Página Inicial > Seus Direitos > Migrações > Comigrar

Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio

por Almerindo.trindade publicado 14/05/2014 17h33, última modificação 22/01/2015 14h45

|Como participar| |Plataforma Comigrar| |Conferências| |Metodologia| |Perguntas freqüentes|


O que é a Comigrar?

1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio - Comigrar é uma iniciativa governamental inovadora na abordagem da questão migratória no Brasil, com mobilização nacional e internacional dos diversos atores interessados no tema e na discussão dos conceitos centrais da política migratória.
É coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da 
Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Estrangeiros-DEEST, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da Organização Internacional para as Migrações-OIM e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD.


Quando a 1ª Comigrar será realizada?

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2014, na cidade de São Paulo.

 

Qual é o objetivo da Comigrar?

Seu objetivo é reunir migrantes, profissionais envolvidos na temática migratória, estudiosos, servidores públicos, representações diversas que vivenciam a realidade da migração e do refúgio, para uma reflexão coletiva e elaboração de aportes para a construção da Política e do Plano Nacionais de Migrações e Refúgio.

O processo de implementação da 1ª Comigrar prevê a realização de eventos participativos de mobilização dos atores locais que trabalham e convivem com diferentes contextos da temática migratória. Tais eventos serão oportunidades para promover a reflexão e o fortalecimento institucional de parceiros governamentais e não governamentais, além do engajamento de migrantes, refugiados, e representantes da sociedade no diálogo em torno dos temas relacionados com migrações e refúgio. 

Esse processo participativo, através de conferências presenciais, virtuais e livres, com início em 2013, contará com uma metodologia própria e culminará na Etapa Nacional da Comigrar, a ser realizada em São Paulo, em 2014. A condução técnica de todo o processo está a cargo da Coordenação Executiva da 1ª Comigrar.

Visite a plataforma no link: http://www.participa.br/comigrar#.U1lI3FVdV34

Sub-aba Como participar

Como participar dos debates da Comigrar?

A Comigrar é um processo participativo, que inclui não somente diferentes níveis de governo e especialistas, mas também as organizações que trabalham diretamente com migrantes e os próprios migrantes e refugiados e todos os cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, interessados no tema.

Existem diferentes formas de participação no processo:

    • participando das Conferências Preparatórias, presenciais e virtual;
    • participando da Conferência Nacional;
    • colaborando livremente através desta Plataforma Comigrar de diálogo virtual.

 

As Conferências preparatórias podem ser:

    • presenciais
      • Conferências estaduais (convocadas pelo poder público estadual)
      • Conferências municipais (convocadas pelo poder público municipal)
      • Conferências livres (convocadas pela sociedade civil)
    • virtuais - realizadas através da internet aqui nesta Plataforma Comigrar.

 



Para propor uma Conferência, o primeiro passo é preencher este formulário: https://docs.google.com/forms/d/1ScWF23V8RuiHvWIrKnkhF7FGQtWOVbCM2Yj2LwG_08E/viewform

Visite a plataforma no link: http://www.participa.br/comigrar#.U1lI3FVdV34

A Plataforma Comigrar

A Plataforma Comigrar oferece ferramentas, conteúdos e espaços de diálogo para promoção da participação de atores, especialmente daqueles que tradicionalmente se encontram apartados dos debates sobre política migratória no país.

Através da Plataforma Comigrar também será realizada a Conferência participativa virtual, que deverá gerar subsídios para a Política e o Plano nacionais. E após terminados todos os processos participativos das Conferências, a Plataforma Comigrar se manterá como um espaço de diálogo permanente entre os atores envolvidos nos debates migratórios no Brasil.

Os insumos e trocas de informação gerados no processo da realização da 1ª Comigrar continuarão em atividade mesmo após a finalização da Conferência, já que a Plataforma continuará aberta a contribuições. Ela será o espaço de participação ampliada na temática migratória e de refúgio e com ampla divulgação e transparência das suas informações e conteúdo a toda comunidade interessada.

 Visite a plataforma no link: http://www.participa.br/comigrar#.U1lI3FVdV34

Conheça as funcionalidades da Plataforma.