Alerta de recall para Hyundai veículos HB20 e HB20S
ALERTA DE RECALL: HYUNDAI, MODELOS HB20 E HB20S, FABRICADOS ENTRE 28 DE JANEIRO DE 2016 E 05 DE FEVEREIRO DE 2018
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que a HYUNDAI MOTOR BRASIL MONTADORA DE AUTOMÓVEIS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento dos veículos Hyundai, HB20 e HB20S, para inspeção da Válvula de Controle de Vácuo do Servo Freio de todos os veículos envolvidos na Campanha. Se não houver danos, será aplicado Isolador Térmico sobre a peça. Nos casos de eventuais danos, haverá substituição já com Isolador Térmico.
De acordo com as informações prestadas pela Hyundai, a Campanha de Chamamento, com início de atendimento em 29 de março de 2018, abrange 6.737 (seis mil, setecentos e trinta e sete) veículos, fabricados entre 28 de janeiro de 2016 a 05 de fevereiro de 2018, com numerações de chassi, não sequenciais, compreendidas entre os intervalos 9BHBG51BAGP561697 a 9BHBG51BAJP870541.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Hyundai comunicou que “em determinados casos poderá ocorrer ressecamento da Válvula de Controle de Vácuo do Servo Freio à sua localização próxima ao Conversor Catalítico e consequente exposição à alta temperatura. Durante a condução normal do veículo, o condutor poderá notar um ruído similar a um assovio na região do motor. Também poderá ser observada oscilação da marcha lenta e, ao continuar operando nestas condições, é possível ocorrer o endurecimento do pedal de freio devido à redução de vácuo no Servo Freio. A redução de vácuo do sistema de assistência de frenagem poderá ocasionar o endurecimento do pedal de freio demandando uma força maior a ser aplicada ao pedal, o que pode ocasionar o aumento do tempo e distância das frenagens e gerar risco de acidentes, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros. Importante: independentemente do endurecimento do pedal, o sistema de freio continua funcionando, bastando apenas um esforço adicional do condutor no acionamento do pedal de freio para parar o veículo.”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 770 3355 ou pelo site www.hyundai.com.br/serviços/recalls.
Data de início da campanha: 29/03/2018
Titulo: | Hyundai veículos HB20 e HB20S |
Protocolo: | echo( maskara($dados['campaign']['protocol'], '#####.######/####-##'))?> |
Data Início: | 29/03/2018 |
Descrição: | Campanha de Chamamento dos veículos Hyundai, HB20 e HB20S, fabricados entre 28 de janeiro de 2016 a 05 de fevereiro de 2018, equipados com motor 1.0 e, transição manual de seis marchas, modelos 2016 a 2018, em razão de um possível ressecamento da válvula de controle de vácuo do servo freio. |
Medida de Correção: | Inspeção da válvula de controle de vácuo do servo de freio de todos os veículos envolvidos na campanha. Senão houver danos, será aplicado isalador térmico sobre a peça. Nos casos de eventuais danos, haverá substituição da peça já com o isolador térmico. |
Relato de Acidentes: | Sim. Motivo: A HMB recebeu cinco relatos pontuais de casos em que os consumidores informaram ocorrências relacionadas ao endurecimento do pedal do freio do HB20 Turbo. Entretanto, em nenhum desses casos houve danos materiais e/ou físicos aos ocupantes dos veículos e/ou terceiros. As datas dos acidentes são: 12/09/2017; 25/09/2017; 01/12/2017; 12/12/2017; 07/03/2018. |
Componente: | Servo Freio |
Data da constatação: | 02/03/2018 |
Defeito: | Em de terminados casos poderá ocorrer ressecamento da válvula de controle de vácuo do servo freio devido à sua localização próxima ao conversor catalítico e consequente exposição à alta temperatura. Durante a condução normal do veículo, o condutor poderá notar um ruído similar a um assovio na região do motor. Também poderá ser observada oscilação da marcha lenta e, ao continuar operando nestas condições, é possível ocorrer o endurecimento do pedal de freio devido à redução de vácuo no servo freio. |
Tipo de risco: | Cortes/Ferimentos |
Descrição do risco: | A redução de vácuo do sistema de assistência de frenagem poderá ocasionar o endurecimento do pedal de freio demandando uma força maior a ser aplicada ao pedal, o que pode ocasionar o aumento do tempo e distância das frenagens e gerar risco de acidentes. |
Implicações do risco: | Danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros |
Hyndai - hb20 e hb20s | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Setor: | Veículos Automotores | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo de Produto: | Automóveis | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fabricante: | HYUNDAI MOTOR BRASIL MONT. DE AUTOM. DO BRASIL LTDA. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
País de origem | Brasil | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
País de exportação | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Modelo: | HB20 e HB20S | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ano de fabricação: | 2016 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Imagens: |
![]() |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Quantidade Afetada: 6737 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Lote do produto: |
|
Local de Atendimento: | Concessionária Hyundai |
Sitio eletrônico: | https://www.hyundai.com.br/serviços/recalls |
Correio eletrônico: | |
Endereço: | |
Telefone: | if(substr($dados['location']['phone_service'], 0, 4)=='0800') { echo( maskara($dados['location']['phone_service'], '####-###-####')); } elseif(strlen($dados['location']['phone_service'])== 11) { echo( maskara($dados['location']['phone_service'], '(##) #-####-####')); } else { echo( maskara($dados['location']['phone_service'], '(##) ####-####')); }; ?> |
Observação: |
Aviso de risco em anexo.
Arquivos anexados: | Risco_HB20_e_HB20S.pdf |
Fim do conteúdo da página
Redes Sociais