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Alerta de recall para Fiat Bravo Essence 1.8 16V etorq; Essense 1.8 etorq dualogic; Sport 1.8 16V etorq; Absolute 1.8 16V etorq dual; e Bravo Turbo 1.4 16V.

Campanha de Chamamento dos veículos Fiat Bravo, versões Essence 1.8 16V etorq; Essense 1.8 etorq dualogic; Sport 1.8 16V etorq; Absolute 1.8 16V etorq dual; e Bravo Turbo 1.4 16V, em razão de possibilidade de falha do módulo do air bag frontal do motorista.
  • por Senacon
  • publicado em 01/11/2016

ALERTA DE RECALL: VEÍCULOS FIAT BRAVO

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. protocolou Campanha de Chamamento dos veículos Fiat Bravo, versões Essence 1.8 16V etorq; Essense 1.8 etorq dualogic; Sport 1.8 16V etorq; Absolute 1.8 16V etorq dual; e Turbo 1.4 16V, todos ano/modelo 2011 e 2013, em razão de possibilidade de falha do módulo do air bag frontal do motorista.

De acordo com a FCA, a Campanha de Chamamento, com início em 1 de novembro de 2016, abrange 31 (trinta e um) automóveis, produzidos em Betim/MG, no período de 21 de dezembro de 2010 a 01 de novembro de 2013, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo 9BD198221B9001311 a 9BD198211E9032630.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a FCA informou ter identificado "uma falha no processo produtivo do fornecedor do componente que consistiu na ausência de carga de propelente (material pirotécnico), para acionamento do segundo estágio de funcionamento do sistema, para um pequeno lote de veículos. O sistema de air bag que equipa os veículos objeto da presente campanha, foi projetado para atuar em até dois estágios, dependendo da severidade do impacto identificado pelos sensores da central eletrônica. Desse modo, o primeiro estágio é destinado à colisão de menor intensidade e a abertura do air bag corresponderá a tal intensidade. Por outro lado, o segundo estágio é destinado à colisão de maior intensidade, cuja pressão demandada para a abertura do air bag será superior ao do primeiro estágio, resguardando em ambas situações a integridade física do motorista. Assim, tal falha poderá, em caso de colisão que demande o acionamento do segundo estágio do air bag do motorista (colisão de maior intensidade), ser insuficiente para a proteção adequada do motorista". Desse modo, "em caso de colisão de maior intensidade, que demande o acionamento do segundo estágio do air bag frontal do motorista, a ausência da sua ativação poderá ocasionar danos físicos graves ao motorista".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à FCA, por meio da Central de Serviços ao Cliente FIAT, pelo telefone 0800.707.1000 ou pelo site www.fiat.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – justica.gov.br.

Data de início da campanha: 01/11/2016


Titulo: Fiat Bravo Essence 1.8 16V etorq; Essense 1.8 etorq dualogic; Sport 1.8 16V etorq; Absolute 1.8 16V etorq dual; e Bravo Turbo 1.4 16V.
Protocolo:
Data Início: 01/11/2016
Descrição: Campanha de Chamamento dos veículos Fiat Bravo, versões Essence 1.8 16V etorq; Essense 1.8 etorq dualogic; Sport 1.8 16V etorq; Absolute 1.8 16V etorq dual; e Bravo Turbo 1.4 16V, em razão de possibilidade de falha do módulo do air bag frontal do motorista.
Medida de Correção: Inspeção e, se necessária, a substituição do módulo do air bag frontal do motorista.
Relato de Acidentes: Nao
Componente: Módulo do airbag frontal
Data da constatação: 03/10/2016
Defeito: O sistema de air bag que equipa os veículos objeto da presente campanha, foi projetado para atuar em até dois estágios, dependendo da severidade do impacto identificado pelos sensores da central eletrônica. Desse modo, o primeiro estágio é destinado à colisão de menor intensidade e a abertura do air bag corresponderá a tal intensidade. Por outro lado, o segundo estágio é destinado à colisão de maior intensidade, cuja pressão demandada para a abertura do air bag será superior ao do primeiro estágio, resguardando em ambas situações a integridade física do motorista. Assim, tal falha poderá, em caso de colisão que demande o acionamento do segundo estágio do air bag do motorista (colisão de maior intensidade), ser insuficiente para a proteção adequada do motorista.
Tipo de risco: Cortes/Ferimentos
Descrição do risco: Em caso de colisão de maior intensidade, que demande o acionamento do segundo estágio do air bag frontal do motorista, a ausência da sua ativação poderá ocasionar danos físicos graves ao motorista.
Implicações do risco: Lesões.
Fiat Bravo, Essence, Absolute e Bravo Turbo.
Setor: Veículos Automotores
Tipo de Produto: Automóveis
Fabricante: FCA - FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA.
País de origem Brasil
País de exportação
Modelo: Fiat Bravo, Essence, Absolute e Bravo Turbo.
Ano de fabricação: 2010
Imagens:
<>
Quantidade Afetada: 31
Estado(s) Quantidade
Amazonas 2
Bahia 3
Espírito Santo 1
Minas Gerais 8
Paraná 3
Pernambuco 1
Rio de Janeiro 1
Rio Grande do Sul 3
São Paulo 9
Lote do produto:
Nº lote inicial Nº lote final Data início Data fim Validade
9BD198221B9001311 9BD198211E9032630 21/12/2010 01/11/2013 -
Local de Atendimento: Concessionárias FIAT
Sitio eletrônico: https://www.fiat.com.br
Correio eletrônico:
Endereço:
Telefone:
Observação:

Aviso de risco em anexo.

Arquivos anexados: aviso_fiat.pdf


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