Você está aqui: Página Inicial > noticias segurança > Força e PF descobrem esconderijo de traficantes em Ponta Porã (MS)

Destaque

Força e PF descobrem esconderijo de traficantes em Ponta Porã (MS)

por publicado: 16/08/2018 20h33 última modificação: 17/08/2018 12h02
Foram presos três suspeitos e aprendidos 850 quilos de maconha
Fotos: Força Nacional

Fotos: Força Nacional

Brasília, 16/8/18 - A Força Nacional e a Polícia Federal prenderam três homens em flagrante por tráfico internacional de drogas em Ponta Porã (MS). O flagrante aconteceu numa casa a poucos quilômetros da fronteira com o Paraguai.

No imóvel, os agentes encontraram 850,5 quilos de maconha trazida clandestinamente do país vizinho e que seria distribuída para outras regiões do país. A residência servia de ponto de apoio da quadrilha e o material estava embalado em pacotes de 50 quilos.

Os suspeitos, que foram localizados a partir de uma denúncia, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal da cidade, para exames, e depois, conduzidos à Delegacia da PF de Ponta Porã, que seguirá investigando o crime.

As prisões e a apreensão fazem parte da Operação Fronteira Segura, iniciada há quase um mês, pelo Ministério da Segurança Pública (MSP). Desde então, cerca de 300 integrantes da Polícia Federal e da Força Nacional reforçam pontos estratégicos em nove estados.


"Esse efetivo tem como missão cumprir o dever do governo federal de reforçar a presença nos postos avançados, prestando pronto-atendimento a demandas de polícia dentro de suas atribuições e provendo a segurança local", explica o ministro da Segurança Pública,
Raul Jungmann. "Esse trabalho é fundamental para prevenir e reprimir crimes transnacionais, especialmente a entrada no país de drogas e armas", define o ministro.

O comando da operação Fronteira Segura está instalado em Campo Grande (MS) e é responsável pelo apoio operacional e administrativo. O efetivo está distribuído em dezenas de postos avançados de fronteira, conforme necessidade operacional e planejamento da PF, em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

O suporte da Força Nacional à PF nos postos de fronteira será feito até o fim de novembro de 2018, prazo que pode ser prorrogado, se necessário. Além desses novos apoios em cidades como Oiapoque (AP), Tabatinga (AM), Epitaciolândia (AC), Guajará-Mirim (MS) ou Paraíso (SC), a Força Nacional já dava suporte à PF, desde 2017, em Pacaraima (RR), Caarapó (MS) e Foz do Iguaçu (PR).

A Força Nacional é um programa de cooperação federativa entre União, estados e Distrito Federal criado para prestar apoio aos entes federativos contra o crime e a violência em qualquer ponto do país. Ela é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Segurança Pública (MSP), ao qual também é subordinada a Polícia Federal.

IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Ministro
Ministério da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135 / 3115 / 2025 9962
ascom@seguranca.gov.br