Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop aborda cooperação jurídica com países vizinhos

Workshop aborda cooperação jurídica com países vizinhos

por publicado: 30/07/2014 14h43 última modificação: 13/08/2014 12h11

Brasília, 29/7/14 – Começou nesta terça-feira (29), em Foz do Iguaçu, o IV Workshop Grotius Cooperação Internacional nas Fronteiras. O encontro irá incentivar a troca de experiências entre autoridades brasileiras que lidam com a cooperação jurídica internacional. O evento é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ), por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI), e conta com a parceria da Delegacia da Polícia Federal da cidade.

“É preciso discutir e tentar encontrar alternativas para agilizar a cooperação jurídica nas fronteiras, pois a proximidade física ente os países não reflete a agilidade processual. Hoje, um pedido de cooperação entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste precisa passar pelas capitais do Brasil e do Paraguai”, explicou o diretor do DRCI/SNJ, Ricardo Saadi.

Os cerca de cem agentes públicos que participam do encontro terão a oportunidade, ao longo dos três dias de evento, de discutir e propor melhorias para cooperação jurídica nas regiões de fronteira, que apresenta características específicas, devido à proximidade física e ao grande fluxo de pessoas e mercadorias entre os países.

“O workshop é uma oportunidade ímpar de se adquirir mais conhecimentos para tornar mais célere e eficiente a cooperação jurídica com países vizinhos”, ressalta o secretário de Cooperação Internacional da Procuradoria Geral da República, Vladimir Aras.

Estão presentes no workshop representantes do Ministério da Justiça, Ministério Público, Receita Federal, Magistrados, Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315