Destaque
Voluntários fluentes em francês podem ajudar refugiados
Brasília, 22/11/17 – O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) anunciou abertura de chamamento público para banco de currículos de colaboradores voluntários fluentes no idioma francês.
Os selecionados trabalharão com a transcrição de áudios de entrevistas de solicitantes de refúgio. Além disso, darão auxílio nas investigações e diagnósticos sobre aspectos geopolíticos contemporâneos dos países de origem dos solicitantes de refúgio.
Além de conhecimento avançado no idioma francês, um dos requisitos é ter cursado ou estar cursando curso superior, preferencialmente nas áreas de Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Serviço Social. Atitude proativa, bom nível de organização e aptidão para ajudar pessoas mais vulneráveis também contarão na hora da seleção.
Aqueles que auxiliarem o Conare por pelo menos três meses ininterruptos receberão certificado das atividades desenvolvidas emitido pelo Ministério da Justiça. No certificado será especificado o período, assim como o número de horas dedicadas ao programa.
Os colaboradores de pesquisa exercerão as atividades presencialmente em Brasília na Coordenação-Geral do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os selecionados atuarão de forma voluntária, na qualidade de colaboradores, sem qualquer tipo de remuneração ou vínculo empregatício com a Administração Pública Federal.
Carga horária
O trabalho voluntário terá duração mínima de três meses, podendo ser estendida por prazo indeterminado, a critério do Conare. Os interessados devem ter disponibilidade para dedicação mínima de 12 horas semanais.
Inscrições
Os interessados deverão encaminhar o respectivo currículo para o seguinte
endereço: rsd.conare@mj.gov.br com o assunto “Voluntariado Francês” até 1º de dezembro de 2017.
Os currículos deverão ser enviados em PDF e a nomenclatura do arquivo a ser encaminhado deverá ser o nome completo do interessado. Os documentos serão analisados e os candidatos selecionados convocados para realização de entrevista presencial.
As atividades terão início a partir de 4/12/2017, de acordo com a disponibilidade dos candidatos a ser verificada durante a entrevista.