Você está aqui: Página Inicial > Notícias > TV Brasil e Comissão de Anistia estreiam séries sobre os 50 anos do golpe

General

TV Brasil e Comissão de Anistia estreiam séries sobre os 50 anos do golpe

por publicado: 24/03/2014 00h00 última modificação: 27/03/2014 16h48

 

Brasília, 24/3/14 - Começa nesta segunda-feira (24), na TV Brasil, a exibição  das séries “Os Advogados contra a Ditadura: Por uma questão de Justiça” e “Militares da Democracia: os militares que disseram NÃO”.
 

Os documentários, exibidos sempre às 23h30, são dirigidos por Silvio Tendler. As obras são fruto de uma parceria entre a Comissão de Anistia, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a Caliban Produções, no âmbito do Projeto Marcas da Memória.

O projeto  é um fundo de apoio às iniciativas de memorialização produzidas pela sociedade civil e tem como objetivo agregar à política estatal de reparação um processo de reflexão e aprendizado coletivo, fomentando ações locais, regionais e nacionais que permitam a emergência de olhares plurais sobre o passado, conectando-os às nossas responsabilidades com as mazelas do presente e com as tarefas democráticas e de democratização ainda em curso.
 
Programação:

Dias 24 a 28 de março:
Exibição na TV BRASIL do documentário em 5 episódios “Os Advogados contra a Ditadura: Por uma questão de Justiça”.
Horário: sempre às 23h30
Classificação indicativa: 12 anos
 
Sinopse: Com a instauração da ditadura militar através de um golpe das Forças Armadas do Brasil, no período entre 1964 e 1985, o papel dos advogados na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos foi fundamental no confronto com a repressão, ameaças e todo tipo de restrições. Os Advogados contra a Ditadura propõe uma profunda reflexão sobra a época em questão, relembrando, através de depoimentos e registros de arquivos, a relevante e ativa participação dos advogados contra as imposições do autoritarismo e na luta pela liberdade.

 
Dias 31 a 4/04:
Exibição na TV BRASIL do documentário em 5 episódios “Militares da Democracia: os militares que disseram NÃO”.
Horário: sempre às 23h30
Classificação indicativa: 12 anos
 
Sinopse: Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. Militares da Democracia resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

Mais informações em no site da EBC

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315