Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tropas federais permanecerão na Bahia mesmo após o fim de greve da Polícia Militar

Destaque

Tropas federais permanecerão na Bahia mesmo após o fim de greve da Polícia Militar

por publicado: 17/04/2014 19h12 última modificação: 22/04/2014 09h44
Ministro da Justiça afirmou que houve clara violação à Constituição por parte dos grevistas. Segundo ele, STF tem se posicionado contra greves de policias

Brasília, 17/4/14 – As tropas federais enviadas nesta quinta-feira (16) para a Bahia, por conta da greve da Polícia Militar, permanecerão no estado até que a situação seja normalizada. É o que ficou acordado entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador baiano, Jacques Vagner, pouco depois que a greve foi encerrada pela categoria, após dois dias de saques e violência na capital baiana e no interior do estado.

 O ministro da Justiça viajou para Salvador no período da manhã e se reuniu com o governador baiano e a cúpula da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA). "O direito a qualquer reivindicação não é superior ao direito da população a ter segurança, que é quem nos paga. O bom senso voltou", afirmou o ministro.

Jacques Vagner disse que é preciso cautela para retomar a ordem pública plena e a normalidade e, mesmo com o fim da grave, ficam os traumas com os dois dias de paralisação.“A minha combinação com o ministro da Justiça é de que o processo está mantido e faremos uma nova avaliação após o feriado”, explicou.

Ainda segundo o governador da Bahia, o estado não pode abrir mão de punições administrativas para os policiais que cometeram excessos durante o movimento. "Não tenho nenhum compromisso para que os processos movidos não sejam cumpridos", relatou.

O ministro José Eduardo Cardozo afirmou que houve clara violação à Constituição por parte dos grevistas. "O Brasil vive em um estado de direito. Não é possível que interesses corporativos estejam acima dos interesses da sociedade. Onde existirem esses movimentos, o Estado brasileiro estará solidário e existe uma maturidade democrática".

O ministro enalteceu a ação integrada das tropas da Força Nacional, Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Cardozo lembrou que o Supremo Tribunal Federal tem se posicionado, em decisões recentes, contra as greves praticadas pelas polícias. “O caso da Bahia fica como exemplo democrático, pois motivou o Estado brasileiro. A sociedade não aceita que interesses corporativos violem o interesse da coletividade”, explicou o ministro.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315