Tribunal do Rio Grande do Sul inaugura uso do consumidor.gov.br
Brasília, 14/10/14 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul assinaram, nesta terça-feira (14), termo de cooperação técnica para promover ações conjuntas de incentivo e aperfeiçoamento dos métodos de solução de conflitos de consumo. O objetivo é reduzir e prevenir casos de litígios judicializados por meio do uso da plataforma consumidor.gov.br.
O acordo prevê o lançamento do projeto Solução Direta Consumidor na página do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Um link levará o consumidor ao site consumidor.gov.br. Lá ele poderá fazer sua reclamação de forma direta e focada em uma solução rápida e sem qualquer custo. O site é administrado pela Senacon e sua base de dados é monitorada com o apoio dos órgãos de defesa do consumidor.
O consumidor.gov.br permite que o consumidor se comunique diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias. Caso o processo não dê certo, o histórico da tentativa de solução poderá ser útil na hipótese do ajuizamento de uma demanda judicial.
A lista completa dos fornecedores que participam do consumidor.gov.br pode ser obtida no site, clicando em "Empresas Participantes".
Todos os participantes comprometem-se a atuar de forma colaborativa e incentivando outras empresas a participarem. As informações produzidas a partir dos atendimentos realizados na plataforma servirão também para monitorar e avaliar a efetividade da participação das empresas.
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