Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Treinada no Gama, nova turma da Força Nacional reforça efetivo para 2014

General

Treinada no Gama, nova turma da Força Nacional reforça efetivo para 2014

por publicado: 29/11/2013 11h05 última modificação: 21/02/2014 11h18
Formatura acontece neste sábado (30) no pátio do Ministério da Justiça. Evento marca os nove anos do órgão que tem como diferencial a integração das diversas áreas de segurança

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ ) realiza, neste sábado (30), em Brasília (DF), a formatura de mais uma turma de bombeiros militares, policiais civis e policiais militares que irão compor as ações da Força Nacional de Segurança Pública em 2014. O efetivo é composto por, aproximadamente, 400 profissionais de 23 estados do Brasil.

Segundo a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, todos foram selecionados nos seus estados e enviados a uma unidade de treinamento da Força Nacional no Gama (DF), para instruções de nivelamento de conhecimento teórico e prático, antes de serem designados para missões em todas as regiões do país. O curso de formação termina nesta sexta-feira (29). 

“Antes de serem encaminhados ao DF, todos os candidatos passaram por um rigoroso processo seletivo em seus estados de origem. Vinte e três estados disponibilizaram à Senasp seus profissionais de segurança pública. Durante o mês de novembro eles passaram por treinamentos multidisciplinares para o aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas específicas a suas áreas específicas de atuação”, informou Regina Miki.
Segundo o diretor-geral da Força, tenente-coronel PM Alexandre Aragon, depois de aprovados, os candidatos policiais militares são designados para integrar, prioritariamente, operações de patrulhamento de fronteiras e de manutenção da paz. Policiais civis devem atuar em forças-tarefa de investigações de crimes, enquanto os bombeiros militares poderão ser mobilizados para missões de salvamento em desastres e emergências.

Nove anos – A solenidade também marcará a passagem dos nove anos de criação do Departamento de Força Nacional de Segurança Pública. Criado em 29 de novembro de 2004, o órgão tem como diferencial a integração das diversas áreas de segurança do Brasil. A instituição possui um banco que conta com 18 mil profissionais da segurança, e atualmente mantém equipes mobilizadas em 32 operações espalhadas pelo país. No retorno aos seus estados, os partcipantes levam para suas instituições equipamentos doados pela Senap/MJ.

A última turma capacitada foi no mês de setembro, com 163 policiais militares de 19 estados. Após o nivelamento, o grupo partiu de Brasília para atuar por um ano em operações nos 11 estados da faixa de fronteira do Brasil. Eles trabalham principalmente no combate ao tráfico de armas e de drogas a partir de países vizinhos. Essas novas turmas vão repor equipes que já passaram pelo período de mobilização na Força.

Por Allan de Carvalho

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br