Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SNJ promove 6ª Conferência com o tema cooperação internacional

General

SNJ promove 6ª Conferência com o tema cooperação internacional

por publicado: 10/09/2013 11h56 última modificação: 20/02/2014 17h15

Brasília, 09/09/2013 - Com o tema Cooperação Internacional para fins de Investigação e Persecução Penal: Brasil e USA, o adido do FBI (Federal Bureau of Investigation – Agência Federal de Investigação), Richard Cavalieros, proferiu palestra nesta segunda-feira (09) na 6ª Conferência do I Ciclo de Altos Estudos Justiça sem Fronteiras. Richard explicou como funciona a Polícia Norte Americana e falou das características e diferenças que existem entre as Polícias dos Estado e Municípios. 

“Cada estado americano é independente na esfera criminal, então o que é crime para um estado pode ser que não seja para outro. O principal foco do FBI é a investigação antiterrorismo, em segundo lugar a nossa preocupação é investigar crime cibernético e por fim os outros tipos de crimes”, explicou.

Richard destacou ainda o papel da Força Tarefa que, segundo ele, é uma mistura de agências policiais representando os sistemas federal, estadual, municipal, serviços de inteligência e o Ministério da Defesa. “Cada Força-Tarefa tem seus recursos, suas regras, e anualmente elas são vistoriadas para verificar se estão cumprindo seus objetivos e empregando corretamente sua verba”.

O encontro, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), contou com a presença do secretário nacional de justiça, Paulo Abrão. O Ciclo de Altos Estudos – Justiça sem Fronteira foi pensado a partir da necessidade de promover o conhecimento e aprofundar os debates teóricos e práticos associados aos temas da SNJ, como cooperação jurídica internacional, enfrentamento à corrupção e lavagem de dinheiro, direito dos migrantes e refugiados, políticas de combate ao tráfico de pessoas, classificação indicativa, entidades sociais, entre outros.

A próxima conferência será dia 19 de setembro e o tema será lavagem de dinheiro.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br