Sistema Nacional de Defesa do Consumidor mira nos planos de saúde
Brasília, 11/6/14 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) instituiu, por meio da Portaria nª 47 de 10/6/14, um grupo de trabalho interinstitucional para estabelecer mecanismos de fortalecimento da proteção dos consumidores de planos e serviços de saúde privados, propor aperfeiçoamentos necessários para melhoria da regulação no setor e ampliar a fiscalização por desrespeito aos direitos dos consumidores.
O grupo, formado por representantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), será coordenado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon. A base de estudos para elaboração das propostas serão as reclamações dos consumidores apresentadas nos Procons e no Poder Judiciário. O grupo de trabalho deverá apresentar suas conclusões no prazo máximo de 150 dias contados a partir desta quarta-feira (11/6), data de publicação da portaria.
Dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec, gerados no período entre 2011 a maio de 2014, apontam que houve aumento de reclamações nos últimos anos, principalmente em relação aos problemas com contratos, reajustes, negativa de coberturas, descumprimento à oferta e atendimento em geral.
Segundo a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, “o aumento de reclamações preocupa, pois além de ser uma prestação de serviço que envolve a vida do consumidor, os valores pagos são altos e, portanto, há uma expectativa justa pela qualidade desses serviços”.
1. Quantidade de Atendimentos
Assunto |
2011 |
2012 |
2013 |
2014[1] |
Total Geral |
Plano de Saúde |
19.444 |
25.499 |
28.243 |
10.993 |
84.179 |
2. Principais Problemas
Posição |
Problema |
2011 |
2012 |
2013 |
2014¹ |
Total Geral |
1º |
Problemas com contratos de saúde (Não cobertura, abrangência, reembolso) |
5.896 |
7.385 |
8.440 |
3.287 |
25.008 |
2º |
Problemas de Reajuste |
2.789 |
3.729 |
3.613 |
1.328 |
11.459 |
3º |
Negativa de Cobertura |
2.673 |
3.520 |
3.434 |
1.079 |
10.706 |
4º |
Não cumprimento à oferta |
1.493 |
2.028 |
2.299 |
762 |
6.582 |
5º |
Problemas de SAC |
1.078 |
1.636 |
2.189 |
1.012 |
5.915 |
Demais Problemas |
5.515 |
7.201 |
8.268 |
3.525 |
24.509 |
|
Total Geral |
19.444 |
25.499 |
28.243 |
10.993 |
84.179 |
Por Laura Muradi
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315