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Sindec e Consumidor.gov.br são referências para outros países

por publicado: 22/05/2015 10h02 última modificação: 22/05/2015 10h02
Brasil vai compartilhar sistema de informações com Paraguai e Peru. Os países conheceram também a nova ferramenta do consumidor

Brasília, 22/5/15 - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) realizou, nesta semana, reunião com os países Paraguai, Peru e Uruguai para compartilhar os Sistemas de Informações de Defesa do Consumidor.

A reunião ocorreu em decorrência dos acordos que o Brasil tem com esses países para cooperação técnica e transferência de tecnologia em relação ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC. Atualmente, o Uruguai já usa o mesmo sistema que o Brasil, em breve Paraguai e Peru também irão utilizar.

“Em uma economia globalizada é muito importante globalizar também  a atuação em defesa do consumidor. Para isso,  o  primeiro passo é a integração entre os sistemas de atendimento ao consumidor para construir uma base de dados regional. Já estamos integrados com Uruguai, agora passaremos também a ter Peru e Paraguai nessa rede", ressalta Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. 

Durante a reunião, foi apresentado ainda o modelo da inovadora ferramenta para solução de conflitos de consumo, o consumidor.gov.br, que possibilita que consumidores e fornecedores dialoguem diretamente em busca de solução para conflitos de consumo, dispensando a intervenção do Estado em cada uma dessas tratativas individuais.

A ferramenta, concebida com base em princípios de transparência e controle social, fornece ao Estado informações essenciais à elaboração e execução de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentiva a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.

Lançada oficialmente em 27 de junho de 2014, a plataforma já registrou mais de 99 mil reclamações e conta com uma base de 100 mil usuários cadastrados e 243 empresas credenciadas.

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