Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simulações durante jogos preparam segurança para a Copa do Mundo

General

Simulações durante jogos preparam segurança para a Copa do Mundo

por publicado: 16/04/2014 13h38 última modificação: 16/04/2014 16h02

Brasília, 16/4/14 – Palco da final da Copa do Mundo, o Maracanã passou por um exercício preparatório em itens de segurança que serão adotados durante o Mundial de futebol 2014. A ação aconteceu no último domingo (13), durante a final do Campeonato Carioca. Sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), questões como segurança e deslocamento de torcedores, delegações e autoridades foram tratadas de forma similar à que será adotada a partir de 12 de junho. O mesmo teste irá acontecer na Arena Pantanal, em Cuiabá (26/4), na Arena Dunas, em Natal (3/5), no Beira Rio, em Porto Alegre (10/5), na Arena Corinthians, em São Paulo (17/5), e no Estádio Nacional Mane Garrincha, em Brasília (18/5).

A proposta da Sesge ao realizar os exercícios é avaliar e orientar as ações implementadas a fim de aprimorar a atuação das forças de segurança para a Copa. Tudo foi monitorado a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a participação de órgãos de segurança e defesa, como Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Ministério da Defesa e Guarda Municipal.

Durante a operação, as forças de segurança pública utilizaram os equipamentos adquiridos pela Sesge para a Copa, como a Plataforma de Observação Elevada e o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que são caminhões adaptados e equipados com sistemas de comunicações, videomonitoramento e plataforma integrada de inteligência. Essa tecnologia já está em uso permanente nos estados e faz parte do legado dos grandes eventos.

Participaram da operação Força Nacional, Infraero, Receita Federal, Polícia Civil, Cedae, Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, além das concessionárias CEG, Metro, Light e Ampla, Lamsa, Supervia e Ponte.

Continuidade
Outros exercícios para a Copa do Mundo já confirmados serão realizados na partida entre Luverdense e Vasco, no dia 26 de abril, na Arena Pantanal, e em 3 maio, durante o duelo entre América (RN) x ABC, na Arena das Dunas, em Natal. O teste no Beira-Rio, em Porto Alegre, está previsto para o dia 10 de maio, com Inter e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro.

Uma semana depois, o exercício vai ocorrer durante a partida entre Corinthians e Figueirense, em São Paulo, no dia 17 de maio. O duelo entre Goiás e Botafogo, pela 5ª rodada do Brasileirão, servirá de teste para o Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha) no dia 18 de maio.

Simulação nos estádios da Copa

 Foto da capa: GERJ (24/04/2012)

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315