Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sergipe recebe equipamentos de proteção para a Copa do Mundo

Sergipe recebe equipamentos de proteção para a Copa do Mundo

por publicado: 03/06/2014 10h55 última modificação: 03/06/2014 10h55

Brasília, 02/6/14 – Além do legado esportivo, a Copa do Mundo contribuirá com a segurança pública de Sergipe. A capital Aracaju, que será o centro de treinamento da seleção da Grécia, recebeu duas remessas de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de contenção de distúrbios. Os itens foram enviados pela Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) à Secretaria de Segurança Pública. O primeiro lote foi entregue nesta segunda-feira (2) à Polícia Militar do estado.

Os equipamentos são utilizados para proteção individual dos agentes de segurança e para controlar situações de grandes tensões, a exemplo de rebeliões e manifestações violentas. Neste primeiro momento, foram entregues dois extintores com suporte tipo mochila, 100 balas-clava anti-chamas, 35 escudos balísticos nível 2, 100 capacetes balísticos nível 2, e 100 kits de proteção respiratória. O investimento do Governo Federal foi de R$ 674.746,50.

 A segunda remessa de materiais já saiu de Brasília e tem previsão para chegar ao estado nos próximos dias. São 100 trajes antitumulto, 100 pares de luvas táticas, 12 lançadores calibres 37/38 e 13 itens de munições não letais. Há ainda materiais que foram enviados diretamente pela Sesge/MJ à Polícia Militar, a exemplo de 35 coletes balísticos e 35 pistolas calibre ponto 40.

"Esses novos equipamentos são vitais para a segurança do estado e vem agregar valor ao trabalho das unidades táticas da corporação. Este tipo de equipamento é indispensável para que garantir a ordem em todo o estado de Sergipe", assegurou o comandante geral da PM, coronel Maurício da Cunha Iunes.

Inicialmente, os equipamentos serão utilizados pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e pelo Comando de Operações Especiais (COE) durante a estada da seleção da Grécia, em Aracaju. "Após a copa, ficará o legado desses modernos equipamentos para a nossa Polícia Militar. Isso possibilitará a redistribuição desses materiais para o Pelotão de Polícia de Caatinga (Pepac) e Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), unidades que atuam no interior do Estado", explicou.

Com os equipamentos, segundo o comandante da PM de Sergipe, será possível garantir com mais eficiência a segurança dos jogadores estrangeiros, notadamente, nos entornos do hotel que abrigará a ex-campeã europeia na Orla de Aracaju, nos deslocamentos dos atletas para o aeroporto e também nos arredores do Estádio Lourival Baptista, onde os atletas irão treinar.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315