Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senasp promove pesquisa sobre a questão racial nas instituições

General

Senasp promove pesquisa sobre a questão racial nas instituições

por publicado: 11/06/2013 16h47 última modificação: 20/02/2014 15h00

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp) está realizando uma pesquisa sobre a questão racial nas instituições de Segurança Pública. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que visa a identificação da incidência de práticas de racismo nessas corporações e das políticas colocadas em prática para lidar com a questão.

Um formulário, cujo link será enviado por e-mail aos profissionais de segurança pública cadastrados na Rede de Educação a Distância da Senasp, deve ser respondido anonimamente. O resultado permitirá compreender de forma mais ampla e aprofundada a composição racial dos profissionais de segurança, buscando conhecer as atividades que realizam, experiências de preconceito, as condições que encontram para ingresso e progressão na carreira e no desempenho de suas atividades cotidianas, bem como as iniciativas institucionais para valorização profissional.

A coordenadora de Valorização Profissional da Senasp, Tatiana Vasconcelos explica o objetivo desse diagnóstico inicial. “Os resultados servirão para a construção de diretrizes de política de pessoal pautadas pela igualdade racial, em especial as políticas de promoção e ocupação de cargos dentro das instituições”. Quando finalizada, os resultados serão transformados em uma publicação e divulgados posteriormente no site do Ministério da Justiça.