Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senasp divulga manual para padronização da perícia brasileira

General

Senasp divulga manual para padronização da perícia brasileira

por publicado: 16/09/2013 16h03 última modificação: 21/02/2014 09h25
A padronização dos procedimentos da perícia brasileira é um dos temas de destaque do XXII Congresso Nacional de Criminalística (XXII CNC), que acontece em Brasília, até quinta (19).

Brasília, 16/09/2013 - A padronização dos procedimentos da perícia brasileira é um dos temas de destaque do XXII Congresso Nacional de Criminalística (XXII CNC), realizado pela Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), que acontece em Brasília. Nesta segunda-feira (16), será apresentada a versão final dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s), manual que vem sendo desenvolvido desde 2012, por peritos criminais de todo o Brasil, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).

O documento é uma orientação para a padronização dos procedimentos de perícia. O objetivo é possibilitar que exames sejam repetidos por diferentes profissionais, levando a um mesmo resultado. Um levantamento da Senasp, a ser divulgado durante o congresso, mostra baixo percentual de procedimentos operacionais padronizados nas unidades centrais de Criminalística, Medicina Legal e Identificação, em relação à coleta e processamento de vestígios.

De acordo com o estudo, o maior avanço é constatado nos laboratórios de DNA, especialidade relativamente nova e que vem sendo implementada nos estados com a participação de uma rede nacional de peritos, permitindo que procedimentos desenvolvidos em uma unidade da federação sejam socializados com as demais.

Segundo o presidente da ABPC, Gustavo Dalton, os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o XXII CNC poderão ser implantados nos diferentes setores que integram a perícia oficial, além de contribuírem para nivelar a atuação pericial entre os diferentes Estados brasileiros.

“A troca de experiências entre profissionais de renome nacional e internacional que acontece no congresso é essencial para o avanço da perícia criminal brasileira. Devido à sua abrangência nacional e internacional, oferece campo fértil para a disseminação dos avanços científicos e homogeneização de conhecimentos”, explica Dalton.

O XXII CNC acontece paralelamente ao V Congresso Internacional de Perícia Criminal e à XXII Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística. As inscrições podem ser feitas durante o evento, no Centro de Convenções, que será aberto às 19h.

Agência MJ de Notícias

(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br