Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário apresenta tecnologias brasileiras para pessoas com deficiência

Destaque

Seminário apresenta tecnologias brasileiras para pessoas com deficiência

por publicado: 15/09/2016 18h15 última modificação: 16/09/2016 18h02
Cadeira de rodas guiada com o olhar e bengala que detecta poças d'água foram alguns dos protótipos apresentados no seminário "Iniciativas do Governo Federal em Tecnologia Assistiva"

Rio de Janeiro, 15/9/16 - Cadeira de rodas guiada com o olhar, bengala para pessoas cegas com capacidade de identificar poças de água, pulseira eletrônica para substituir os guias das provas de atletismo para corredores cegos. Esses foram alguns dos protótipos tecnológicos que foram apresentados nesta quinta-feira (15) no seminário "Iniciativas do Governo Federal em Tecnologia Assistiva", que aconteceu na Casa Brasil, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro. 

Promovido pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça e Cidadania, o evento contou com a presença de atletas paralímpicos, entre eles o judoca Willians Oliveira, medalha de prata na Rio 2016, e foi marcado pela defesa da inclusão e da cidadania para todos. 

Os protótipos apresentados estão sendo desenvolvidos em instituições de ensino e pesquisa brasileiras, com apoio do governo federal, para garantir maior independência da pessoa com deficiência. 

Para a secretaria Rosinha da Adefal, é dever de todos estimular o potencial dessas pessoas. "Precisamos garantir os direitos e as oportunidades para a pessoa com deficiência, para que ela tenha acesso à cidadania", destacou a secretária. Ela destacou ainda o potencial desse mercado. "Desenvolver tecnologias que aumentem a autonomia e a independência da pessoa com deficiência é uma oportunidade para se enfrentar a crise econômica", explicou. 

O secretário executivo do Ministério da Justiça e Cidadania, José Levi Amaral, ressaltou a importância que o governo dá ao tema da acessibilidade. "Temos que tentar ampliar o limite do possível. E nós, do Ministério, estamos trabalhando diuturnamente para garantir a ampliação e as garantias dos direitos", disse o secretário. 

O governo federal também lançou hoje a cartilha "Olimpíadas da diversidade, direitos humanos e sem discriminação", produzida pelo Ministério da Justiça e Cidadania, por meio da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Texto e Foto interna: SESGE/MJC
Foto da Capa: Arquivo Nacional/MJC