Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião em Cuiabá discute defesa do consumidor na Copa

General

Reunião em Cuiabá discute defesa do consumidor na Copa

por publicado: 08/11/2013 18h04 última modificação: 21/02/2014 10h56

Brasília, 8/11/13 – Discutir ações de prevenção de conflitos e proteção ao consumidor turista na Copa do Mundo de 2014. Esse é o objetivo da reunião do Comitê Técnico de Consumo e Turismo locais, que acontece nesta segunda-feira (11), em Cuiabá, com autoridades locais, além de representantes envolvidos na organização da Copa de 2014. Os chamados roadshows são coordenados pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ)em conjunto com os membros do Comitê Técnico de Consumo e Turismo.

Nas reuniões serão tratados temas como hospedagem, transporte urbano, terrestre e aéreo, serviços de bares e restaurantes, dentre outros. O objetivo será preparar ações com ênfase na prevenção de eventuais conflitos de consumo e estabelecimento de procedimentos de contingenciamento e solução de demandas. “A Copa de 2014 será uma grande oportunidade para o Brasil divulgar a qualidade de seus serviços e o respeito ao consumidor. Não toleraremos abusos e faremos monitoramento de preços e qualidade de serviços”, destaca a secretária nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira.

O Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plano Nacional de Defesa do Consumidor (Plandec) foi criado pela presidenta Dilma Rousseff em março deste ano. Coordenado pelo Ministério da Justiça, tem como membros o Ministério do Turismo, Secretaria de Aviação Civil, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Anac, Infraero, ANTT e Anvisa.

Comitê interministerial

Em consonância com o momento atual, o governo federal anunciou que acompanhará, por meio de um comitê interministerial, os preços, tarifas e a qualidade dos serviços durante a realização da Copa do Mundo. Criada por determinação da presidenta de República, Dilma Rousseff, a instância será coordenada pela Casa Civil.

A Embratur irá compor o grupo, ao lado dos ministérios do Esporte, Justiça, Turismo e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), além dos ministérios da Fazenda (Receita Federal e Secretaria de Acompanhamento Econômico) e da Saúde (Anvisa).

Serviço
Roadshow Copa 2014/MT
Data: 11/11/2013
Horário: 9h
Local:  Palácio Taiaguá (Av. Historiador Rubens de Mendonça
Centro Político Administrativo – Cuiabá)