Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas capacita profissionais

Rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas capacita profissionais

por publicado: 30/10/2014 16h10 última modificação: 30/10/2014 16h10

 

Brasília, 30/10/14 – A Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) acaba de capacitar uma equipe de 20 profissionais de vários municípios brasileiros para atuarem diretamente nos Postos Avançados de Atendimento Humanizado aos Migrantes. O objetivo foi preparar tecnicamente aqueles que podem vir a lidar com o problema.

A maioria dos profissionais era do Norte do país, região que costuma receber migrantes de diversas partes. O curso foi coordenado pela consultoria prestada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Foram apresentados temas como migração, refúgio,  tráfico de pessoas e metodologias de atendimento de pessoas que tiveram seus direitos de mobilidade violados.

Fernanda Alves dos Anjos, diretora do Departamento de Justiça, Títulos e Qualificação,  frisou a importância de “identificar potenciais vítimas de violação de direitos” em cada um desses municípios. “Queremos que todo o processo de atenção e atendimento que eles prestam nos locais seja cada vez mais qualificado, mais orientado, e que essa rede saiba dar, lá na ponta, todo o processo de orientação e atenção àquele que chega a ela”, esclarece.

Balanço e planos
Antes da capacitação a SNJ realizou a 10ª Reunião Técnica da Rede de Núcleos e Postos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O encontro reuniu toda a rede de Núcleo e Postos coordenada pelo Ministério da Justiça para avaliação e troca de experiências das gestões regionais. O grupo de 30 representantes regionais fez um balanço da gestão dos últimos quatro anos e enumerou os maiores desafios para o futuro.

Fernanda dos Anjos ressaltou a importância de sistematizar todo o trabalho já realizado. “A importância de uma rede, como um órgão articulado nas diferentes regiões do país, permite resposta sistemática e troca de experiências”.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315