Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Receita Federal de São Paulo ganha laboratório contra lavagem de dinheiro

Receita Federal de São Paulo ganha laboratório contra lavagem de dinheiro

por publicado: 24/04/2014 17h32 última modificação: 25/04/2014 08h36

Brasília, 24/4/14 – A partir desta sexta-feira (25), a Receita Federal passa a integrar oficialmente a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ). A unidade irá funcionar na Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de Maiores Contribuintes em São Paulo (DEMAC-SP), e será o 24° laboratório nacional. Até março de 2015, serão 43 unidades em funcionamento em todo o Brasil.

Participam da cerimônia de inauguração, marcada para as 10h na DEMAC, o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, e o secretário de Fazenda do Estado de São Paulo, Andrea Calabi.

A Rede-LAB foi instituída em 2006  por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ), por intermédio do Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).

“A Receita Federal, integrante da Enccla, ao inaugurar seu LAB-LD reafirma seu compromisso em modernizar suas atividades de inteligência, especialmente as destinadas ao combate da sonegação fiscal, à corrupção e à lavagem de dinheiro”, ressalta o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

Instalados nas secretarias de segurança, polícias civis e ministérios públicos estaduais, os laboratórios utilizam soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações. Eles subsidiam investigações de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção, que envolvam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, sigilos telefônico e fiscal.

“Os resultados alcançados pela Rede-LAB são significativos. Entre 2009 e 2013, foram analisados pelos laboratórios cerca de 1,5 mil e identificados R$ 19,6 bilhões vindos de atividades criminosas como lavagem de dinheiro e corrupção em órgãos públicos”, destaca o diretor do DRCI/SNJ, Ricardo Saadi.

 

Serviço

Inauguração do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro na Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de Maiores Contribuintes em São Paulo

Data: Sexta-feira, 25/4/14

Horário: 10h

Local: Rua Novo Horizonte, nº 78. Bairro Higienópolis. São Paulo-SP

 

Assessoria de Comunicação da Receita Federal em São Paulo

(11) 3315-5139

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315