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Recall automotivo registra mais 275 mil carros em 2017
Brasília, 26/2/18 - O crescimento da convocação de recalls no Brasil em quase 108% nos últimos cinco anos – de 67 em 2012 para 139 em 2017 – representou a hegemonia do setor automotivo na adoção do procedimento. E isso deve-se em grande parte ao principal combustível que move o consumidor/proprietário na busca de seus direitos, no entender do setor técnico que coordena sua execução: o valor do bem.
Mas também merece destaque na avaliação técnica “o visível aumento na preocupação com a segurança do consumidor”. O crescimento no procedimento de convocação se replica nos números do próprio setor, que submeteu a recalls quase 275 mil unidades a mais que no ano anterior (2016), quando 1.575.917 carros e seus proprietários foram notificados. Já em 2017, as convocações somaram um total de 1.800.865 veículos, número 14,27% maior que o de 2016, e abrangeram desde marcas populares aos mais reluzentes e charmosos veículos de ricos e famosos.
De acordo com dados oficiais da associação nacional das montadoras (Anfavea) foram fabricados 25,2% carros mais em 2017 que no ano anterior: 2.699.672 contra 2.156.356 em 2016 – incluídos aí caminhões e ônibus, que ficam fora da classificação nos dados do DPDC citados acima.
Os números expõem a grandeza do setor no sistema de recall ao se apontar como segundo setor em convocação de consumidores outra indústria de veículos (motos) com participação de apenas 9% do total. Juntos, carros e motos somam 87% dos chamamentos no Brasil.
A avaliação técnica é que o setor líder cumpre o importante papel de “ir popularizando” a aplicação da medida no país - e também puxando os demais segmentos do mercado de consumo a seguirem a mesma postura proativa na sua execução. Isso resulta em impactos positivos na solidez e confiabilidade do próprio mercado, em benefício da contínua fidelização do consumidor.
Até quinta-feira (21) outras 22 convocações de recall já foram aprovadas pelo DPDC em 2018, com automóveis à frente mais uma vez. Veja os registros de cada um dos casos de chamamentos chancelados pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) no ano passado (2017).
Para receber alertas de recall, basta o consumidor se cadastrar na plataforma.