Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto revela memórias dos militantes durante a ditadura

Destaque

Projeto revela memórias dos militantes durante a ditadura

por publicado: 05/12/2014 15h41 última modificação: 05/12/2014 15h49
Seminário do projeto Memórias Ecumênicas Protestantes no Brasil conta trajetória daqueles fizeram parte da resistência

Brasília, 5/12/14 – Nos dias 11 e 12 de dezembro, no Rio de Janeiro, acontecem lançamentos do documentário “Muros e Pontes: Memória Protestante na Ditadura”, do livro “Memórias Ecumênicas Protestantes”, e do acervo digital com mais de 20 mil páginas de documentos contando a trajetória de homens e mulheres que fizeram parte da resistência protestante à ditadura no Brasil.

Os lançamentos simultâneos são atrações do seminário “Protestantes, Democracia e Ditadura”, que começa às 14h do dia 11, no Hotel Golden Park, na Glória, e vai até o dia seguinte (com início às 9h). O evento trará debates com personagens que fizeram e fazem parte dessa história – a qual se entrelaça com a do Movimento Ecumênico.

O seminário faz parte do projeto Memórias Ecumênicas Protestantes no Brasil, realizado por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, no âmbito do projeto Marcas da Memória. A organização, que este ano comemora duas décadas de existência, é responsável pelo acervo digital com periódicos, material audiovisual e outros documentos de época. O projeto, que teve início esse ano, tem se dedicado a tornar pública a memória da participação protestante na luta pela democracia durante o período da ditadura civil-militar.

Personagens do documentário, hoje professores, Zenaide e Antônio Carlos Oliveira, contam a história de seu casamento durante os anos de chumbo. Segundo eles, a união não se deu nem no civil, nem no religioso: “Nos casamos no ‘militar” – conta Zenaide – “Porque nos casamos quando eu estava presa” - explica. “Tínhamos um relacionamento que não era reconhecido pelos tribunais militares. Então, como ele ia me visitar? Tivemos que nos casar para termos um encontro, um contato. Com gente vigiando, tenente anotando tudo, nos encontrávamos”. Esta é só uma das muitas histórias que agora fazem parte da memória da luta pela democracia no país.

O quê? Seminário Protestantes, Democracia e Ditadura
Quando?
Dia 11 de novembro, a partir das 14h e 12, a partir das 9h.
Onde?
Hotel Golden Park – Rua do Russel, 374, Glória - RJ
Quem realiza?
KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
Mais informações: comunica@koinonia.org.br ou no tel.: 21 3042 6445

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315