Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Clínicas do Testemunho chega a Santa Catarina

General

Projeto Clínicas do Testemunho chega a Santa Catarina

por publicado: 07/11/2013 17h15 última modificação: 20/02/2014 14h52

Brasília, 7/11/13 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça promove mais uma atividade do projeto Clínicas do Testemunho, que consiste na formação de núcleos de apoio e atenção psicológica aos afetados pela violência do Estado entre 1946 e 1988.

Desta vez, a conversa pública acontecerá em Florianópolis, na sexta-feira (8), a partir das 20h, quando estará aberta ao público interessado em conhecer a metodologia das Clínicas do Testemunho e em contribuir para o debate sobre o tema. No sábado, o evento acontece das 9h30 às 16h30, com capacitação para profissionais que trabalham direta ou indiretamente com pessoas afetadas pela violência de Estado.

“Em meio a uma série de iniciativas de reconstrução da memória, dar a palavra aos que sofreram essa violência é um ato reparatório e político. O testemunho é um trabalho psíquico que articula a memória tanto na dimensão da experiência pessoal como coletiva”, explica o presidente da Comissão de Anistia e secretário Nacional de Justiça do MJ, Paulo Abrão.

As conversas são abertas ao público e apresentam a metodologia de atendimento e apoio psicológico às vítimas do Estado brasileiro, em parceria com outras instituições públicas e privadas. Desde abril deste ano, a atividade já foi realizada em outras cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte.

Em Florianópolis, a realização do evento é de responsabilidade da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. O encontro terá a participação da sociedade civil, organizações de direitos humanos, espaços e órgãos ligados à saúde mental, historiadores, juristas, sociólogos, anistiados políticos e familiares afetados direta ou indiretamente pela violência de Estado.

Atenção psicológica

A demanda por atenção psicológica às vítimas é uma antiga reivindicação da sociedade civil brasileira e a proposta de criação foi encaminhada à Comissão de Anistia por especialistas que atuam no tema. Além da assistência psicológica, o projeto prevê a capacitação de profissionais e a geração de insumos técnicos especializados.

Com isso, investe-se na construção de estratégias de resposta e reparação a danos que poderão ser aplicadas a outras situações e contextos, além das violências cometidas no período.

Os interessados em participar das atividades podem se inscrever pelo e-mail extensao@cesusc.edu.br e pelos telefones (48) 3239-2638 ou 3239-2633, ou ainda buscar mais informações no portal www.sig.org.br/projetosig/blogspot.

Serviço:

Data e hora: 8/11 às 20h e 9/11 das 9h30 às 16h30
Local: Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), localizado à Rodovia SC401, Km. 10; Santo Antônio de Lisboa.



Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br