Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Justiça Comunitária prorroga prazo para projetos

General

Programa Justiça Comunitária prorroga prazo para projetos

por publicado: 16/09/2013 16h35 última modificação: 21/02/2014 09h24
Foi prorrogado para dia 20 de setembro o prazo para envio de projetos do Programa Justiça Comunitária. Até a próxima sexta-feira, a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, vai receber propostas de convênio dos estados, municípios e órgãos do sistema de Justiça para o Programa Justiça Comunitária.

Foi prorrogado para dia 20 de setembro o prazo para envio de projetos do Programa Justiça Comunitária. Até a próxima sexta-feira, a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, vai receber propostas de convênio dos estados, municípios e órgãos do sistema de Justiça para o Programa Justiça Comunitária. A iniciativa promove o acesso à Justiça por meio da criação de núcleos de Justiça Comunitária em comunidades vulneráveis.

Os Núcleos de Justiça Comunitária contribuem para a democratização do acesso à justiça, por meio da capacitação de cidadãos em técnicas de mediação de conflitos e educação para os direitos, inserindo a cultura do diálogo na comunidade. Já estão em funcionamento os núcleos implementados em 16 estados e o objetivo é alcançar todo o país até o final de 2013. Cada núcleo contará com até R$ 387 mil de investimento.

O programa estimula a comunidade a desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos, por meio do diálogo, participação social e efetivação dos direitos humanos. Os agentes comunitários são voluntários capacitados, que buscam a realização de acordos com envolvimento das partes em conflito.

A seleção dos agentes é feita por uma equipe multidisciplinar, de acordo com perfil estabelecido em cada projeto. A equipe, composta por profissionais da área de psicologia, serviço social e direito, além de realizar a seleção dos agentes, também é responsável pela capacitação e supervisão das atividades desenvolvidas.

Acesse o manual de proposição de projetos para o programa Justiça Comunitária.

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br