Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Policiais são treinados para patrulhar fronteira em MT, AP e RS

General

Policiais são treinados para patrulhar fronteira em MT, AP e RS

por publicado: 06/11/2013 11h42 última modificação: 20/02/2014 15h03
Equipes irão prevenir e combater crimes como tráfico de pessoas, de drogas, de armas e de animais silvestres

Brasília, 6/11/13 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) realiza, nesta semana, três edições simultâneas do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira. De uma só vez, 100 policiais civis e militares são capacitados para participar de equipes criadas para patrulhar as regiões limítrofes do País nos estados do Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Em Santa Rosa (RS), o curso começou na terça-feira (5) e segue até o dia 14 de novembro, com 36 participantes. Já em Porto Esperidião (MT) e Laranjal do Jarí (AP), os treinamentos acontecem de 4 a 13 de novembro, com 39 e 25 alunos, respectivamente.

As instruções reúnem 16 disciplinas. Entre elas estão Reconhecimento e Identificação de Drogas; Procedimentos Frente a Ocorrências Fronteiriças;  Identificação de Artefatos Explosivos; Busca Veicular; e Táticas para Confrontos Armados.

De acordo com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, as equipes serão treinadas para prevenir e combater crimes como o tráfico de drogas e de armas. A atuação dessas unidades também ajuda o tráfico de produtos de contrabando de pessoas, de animais silvestres, além da saída de veículos furtados e roubados, dentre outros.

"A região de fronteira do Brasil com outros 10 países da América do Sul soma uma extensão de 16,8 mil quilômetros. Por isso, é necessário preparar melhor as equipes que fazem o policiamento nessa área, em parceria com os seus estados de origem", justifica Regina Miki.

Leia também:
Termo de cooperação técnica irá reestruturar perícia no Mato Grosso

MJ entrega equipamentos de segurança na fronteira do Mato Grosso

Curso de Unidades Especializadas de Fronteira – Nível Operador

9ª Edição
Período: 04 a 13 de novembro de 2013
Local: Porto Esperidião / MT
Discentes: 39 Alunos

10ª Edição

Período: 04 a 13 de novembro de 2013
Local: Laranjal do Jarí / AP
Discentes: 25 Alunos

11ª Edição

Período: 05 a 14 de novembro de 2013
Local: Santa Rosa / RS
Discentes: 36 Alunos