Polícia Militar irá reforçar segurança no Maracanã e em áreas turísticas durante a Copa
Brasília, 30/5/14 - A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou, nesta sexta-feira (30), que cerca de 15 mil homens irão reforçar o policiamento em dias de jogos da Copa do Mundo. Só no entorno do estádio do Maracanã, que receberá sete jogos ao longo da competição, serão empregados 3 mil PMs. O reforço acontecerá também nas áreas turísticas.
O anúncio foi feito durante a demonstração do policiamento que será empregado durante o Mundial. O comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), tenente-coronel João Fiorentini, garantiu que, caso haja uma greve dos vigilantes, a PM está preparada para assumir as ações de segurança.
“Existe uma maior participação da iniciativa privada. Hoje, quando o torcedor brasileiro chega ao estádio de futebol, ele é revistado pelo policial militar. Nesse padrão híbrido implantado pela Fifa, existe uma divisão de tarefas. O primeiro atendimento será feito pela iniciativa privada, chamada de steward [vigilantes]. No caso de impossibilidade da ação desse agente, a Polícia Militar estará presente. Na África do Sul [em 2010] teve uma greve desses agentes privados e a polícia local assumiu as ações de segurança”, informou.
De acordo com o comandante, há a preocupação com grupos de torcedores estrangeiros mais violentos, como os “ultras”, italianos, e os “hooligans”, ingleses. Fiorentini garante que o grupamento especial está preparado para fazer com que as partidas ocorram sem interferência de violência de torcidas.
Com informações do Portal Brasil
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315