Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PF e polícia peruana combatem o tráfico de cocaína na fronteira

General

PF e polícia peruana combatem o tráfico de cocaína na fronteira

por publicado: 13/09/2013 17h59 última modificação: 20/02/2014 16h18
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Nacional do Peru deflagraram, nesta sexta-feira (13), a terceira edição da Operação Trapézio, uma ação de combate ao tráfico de drogas inserida no Plano

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Nacional do Peru deflagraram, nesta sexta-feira (13), a terceira edição da Operação Trapézio, uma ação de combate ao tráfico de drogas inserida no Plano Estratégico de Fronteiras, do governo federal. A PF adota uma estratégia de complexa operacionalização, mas que tem gerado resultados positivos. O combate ao tráfico no princípio da produção do seu produto permite à polícia a destruição de centenas de hectares de plantação da coca e ainda laboratórios utilizados para o refino da droga.

Segundo o delegado Cezar Luiz de Souza, coordenador-geral de política de repressão às drogas da PF, após quase três anos de uma ação de inteligência e com um trabalho operacional permanente, há hoje uma identificação “muito mais robusta e detalhada das áreas onde há as plantações de coca e os laboratórios para o refino”.

A PF contabiliza em 2013 a apreensão de 23 toneladas de cocaína, número superior às 19 toneladas apreendidas em 2012. O delegado coordenou pessoalmente a operação, que se concentrou na chamada Amazônia Ocidental, na cidade de Tabatinga (AM), divisa com a Bolívia e Colômbia.

É dessa área que sai uma quantidade considerável da cocaína e, por consequência, do crack, encaminhados para as mais distantes e menores cidades do País. “Estamos impedindo que essas drogas cheguem a pessoas vulneráveis que estão sujeitas ao tráfico de drogas. Sabemos que isso traz desdobramentos nocivos e sem precedentes para a sociedade”, ressaltou o delegado.

A primeira parte da operação Trapézio, em 2011, teve como foco identificar as áreas onde haveria plantações da coca e laboratórios para refino, no meio de uma área muito fechada da floresta amazônica, sempre numa ação conjunta e estratégica das polícias do Brasil e do Peru.

Já em 2012, com uma visão mais panorâmica da região, os resultados foram mais concretos e afetaram a raiz do comércio da cocaína, direcionado para o Brasil e a região Noroeste da América do Sul. Com uma ação de inteligência e operacional muito mais precisos, a PF registrou um resultado melhor, com a destruição de 12 laboratórios usados para refinar a cocaína e de uma grande área de plantação da coca, que gerariam o refinamento de 700 quilos de cocaína.

Nesta terceira edição da Operação Trapézio, o trabalho em conjunto na área acontece nos próximos 30 dias, ininterruptamente. A partir daí, as polícias irão analisar todas as ações desenvolvidas, sempre levando em consideração o Plano Estratégico de Fronteiras. Com mais informações direcionadas aos serviços de inteligência e equipes de investigação, a tendência é uma ação ainda mais consistente para o restante de 2013 e para o próximo ano.


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br