Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisas analisam violação de Direitos Humanos e tempo de tramitação de processo de homicídio

Pesquisas analisam violação de Direitos Humanos e tempo de tramitação de processo de homicídio

por publicado: 17/12/2014 10h49 última modificação: 17/12/2014 10h56

Brasília, 17/12/14 – A responsabilidade jurídica sobre crimes contra os Direitos Humanos é tema de pesquisa inédita divulgada nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ/MJ), órgão do Ministério da Justiça. O “Estudo sobre as graves violações aos direitos humanos” analisa os casos sobre Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) solicitados pelo procurador-geral da República ao Superior Tribunal de Justiça.

Criado na reforma constitucional 45/2004, o IDC permite que o procurador-geral da República requeira deslocamento de competência da justiça estadual para a justiça federal quando houver uma grave violação de direitos humanos. Esta solicitação aconteceu no processo sobre o assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, ocorrido em 2005 no Pará.

O documento foi divulgado juntamente com a pesquisa “Estudo sobre o tempo médio de tramitação do processo de homicídio em cinco capitais brasileiras”, realizada em 2013 nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Acesso à Justiça
A SRJ também divulgou novos dados do Atlas de Acesso à Justiça, documento que traz um conjunto de dados e análises atualizados sobre a realidade judicial no país.


Acesse  os sumários das pesquisas

- Estudo sobre as graves violações aos direitos humanos

- Estudo sobre o tempo médio de tramitação do processo de homicídio em cinco capitais brasileiras

- Novos dados do Atlas de Acesso à Justiça

- O que é o Atlas de Acesso à Justiça?

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315