Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa avaliará impactos do programa 'De Braços Abertos'

Pesquisa avaliará impactos do programa 'De Braços Abertos'

por publicado: 26/01/2015 14h48 última modificação: 26/01/2015 14h48

 

Brasília, 26/1/15 – O secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, reuniu-se na última semana com o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano, para apresentar ao governo federal e a outras autoridades municipais o projeto de pesquisa que usará métodos quantitativos e qualitativos para mensurar os impactos do programa "De Braços Abertos" nos usuários da região da Luz, em São Paulo.

“Vimos com grande entusiasmo a iniciativa para que recursos fossem destinados à qualificação técnica deste programa, que é referência nacional e internacional de políticas públicas sobre drogas”, disse Maximiano.

Na ocasião, também estiveram presentes a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer; o secretário-adjunto de Saúde, Paulo de Tarso Puccini; o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Álcool, Leonardo Pinho; e chefe de gabinete da deputada federal Luiza Erundina, Muna Zeyn.

Representando a sociedade civil, Leonardo Pinho saudou a iniciativa e reconheceu sua importância: “Esta pesquisa vem em um momento fundamental. Avaliar e discutir um programa como o "De Braços Abertos" é muito importante, porque ele quebrou um paradigma sob o qual estávamos presos no Brasil. Dos mais aos menos críticos, todos perceberam que é possível construir uma política nacional de drogas pública baseada na redução de danos”.

O orçamento para a execução da pesquisa advém de emenda parlamentar da deputada Luiza Erundina e o termo de convênio que possibilita o repasse ao município foi assinado em 29 de dezembro de 2014 com a Secretaria Nacional de Drogas do Ministério da Justiça. Segundo a assessora especial de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Direitos Humanos, Maria Angélica Comis, o objetivo da pesquisa é “produzir conhecimento científico sobre o Programa, gerar dados sobre o perfil socioeconômico e de uso de substâncias dos beneficiários, e qualificar futuras ações do município com relação à política municipal de drogas”.

O relatório final com os resultados do estudo deve ser apresentado dentro de um ano e a execução da pesquisa ficará a cargo de entidade da sociedade civil.

Com informações da Prefeitura de São Paulo

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315