Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa analisa qualidade de vida de usuários de drogas e familiares

General

Pesquisa analisa qualidade de vida de usuários de drogas e familiares

por publicado: 04/04/2014 17h08 última modificação: 07/04/2014 10h45
pesquisa desenvolvida no Ligue 132 (Serviço Nacional de Informações e Orientações sobre prevenção ao Uso de Drogas do Ministério da Justiça) apontou que a qualidade de vida de familiares de usuários de drogas é pior que a dos próprios usuários.

Brasília, 4/4/14 – Uma pesquisa desenvolvida no Ligue 132 (Serviço Nacional de Informações e Orientações sobre prevenção ao Uso de Drogas do Ministério da Justiça) apontou que a qualidade de vida de familiares de usuários de drogas é pior que a dos próprios usuários. O estudo foi realizado entre 2009 e 2013 e contou com dados de todo o Brasil.

De acordo com a pesquisa, as pessoas que não consumiram nenhum tipo de substância psicoativa obtiveram um escore maior no questionário que avalia em números a qualidade de vida (questionário WHOQOL-Bref). Já os familiares de usuários de drogas tiveram médias consideradas baixas, sendo inferiores as dos próprios usuários de drogas em certos domínios do WHOQOL-Bref.

Um dos motivos seria que os usuários de drogas muitas vezes, não percebem os prejuízos causados pelo uso de drogas ou estão envolvidos em outros problemas, diferentemente dos familiares que estão voltados para ajudar os usuários. 

Para mais informações sobre as pesquisas realizadas no Ligue 132, entre em contato pelo e-mail ligue132@amtepa.com.br

Informações:

Título: Qualidade de vida em usuários de substâncias psicoativas, familiares e não usuários por meio do WHOQOL-BREF
Autora: Taís de Campos Moreira
Download em PDF (https://www.amtepa.com.br/ligue132/pesquisas/Moreira_QualVida2013.pdf)

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315

Conteúdo
Qualidade de vida em usuários de Drogas by Almerindo.trindade — last modified 07/04/2014 10h42
Qualidade de vida em usuários de substâncias psicoativas, familiares e não usuários por meio do WHOQOL-BREF- Autora Taís Campos