Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Penitenciárias federais recebem 138 novos servidores públicos

Penitenciárias federais recebem 138 novos servidores públicos

por publicado: 18/06/2014 18h17 última modificação: 18/06/2014 22h02
Aprovados no último concurso passaram por avaliação médica, psicológica, curso de formação profissional e exame de aptidão física

Brasília, 18/6/14 – O sistema prisional federal passa a contar com o reforço de 138 servidores públicos que irão integrar o quadro de funcionários das  Penitenciárias Federais de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e também do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em Brasília (DF).

As vagas são divididas entre os cargos de Especialista em Assistência Penitenciária, Agente Penitenciário Federal e Técnico de Apoio à Assistência Penitenciária. Todos os servidores passaram por etapas de provas objetivas, provas discursivas, avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social, curso de formação profissional, em Brasília, e exame de aptidão física.

De acordo com o diretor-geral do Depen, Renato Campos De Vitto, a nomeação representa o compromisso com a profissionalização e qualificação do serviço público na área prisional.

“Os servidores do sistema penitenciário federal, selecionados de forma rigorosa e qualificados a partir de cuidadoso programa de formação, constituem, sem dúvida, a peça fundamental para que os estabelecimentos de segurança máxima mantidos pela União sirvam de exemplo para a boa gestão prisional no país. Hoje contamos com profissionais dedicados e competentes que realizam uma custódia de presos segura e adequada às diretrizes internacionais de direitos humanos”, afirmou De Vitto.

Segurança prisional
Atualmente o Sistema Penitenciário Federal conta com 208 vagas em cada um dos quatro presídios federais. Desde a inauguração da primeira unidade federal, em junho de 2006, nunca houve registros de apreensão de armas ou celulares, nem mesmo de rebeliões nos presídios do Sistema Penitenciário Federal.


Por Cristóvão Corrêa Soares
Foto: Isaac Amorim

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315