Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria entre Depen e Correios irá capacitar presos de regime aberto

General

Parceria entre Depen e Correios irá capacitar presos de regime aberto

por publicado: 14/03/2014 19h44 última modificação: 14/03/2014 19h44

Brasília, 14/3/14 – O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) e os Correios firmaram, nesta quinta-feira (13), acordo de cooperação técnica para capacitação profissional dos reeducandos do sistema prisional de regime aberto e semi-aberto que participam do Programa Começar de Novo nos Correios. Atualmente, 99 reeducandos são beneficiados pelo programa, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Piauí. A partir de agora, eles terão acesso a cursos técnicos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec, instituição criada pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O Começar de Novo nos Correios foi implantado na estatal em 2012, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por meio do programa, os reenducandos desempenham nos Correios atividades auxiliares que contribuem para sua formação profissional e, com base na legislação penal brasileira, obtêm redução da pena em um dia a cada três trabalhados.

Para o diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional, Augusto Eduardo de Souza Rossini, a oportunidade de capacitação e trabalho oferecida pela parceria com os Correios irá beneficiar os participantes do programa e também a sociedade brasileira, oferecendo aos reeducandos a oportunidade de reinserção social.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, acredita que esse tipo de ação é dever do Estado, mas também da sociedade como um todo. “Os Correios defendem que uma empresa pública responsável socialmente deve desenvolver programas para possibilitar a reinserção dessas pessoas por meio da educação profissional”, afirmou.

 

Com informações dos Correios
Ministério da Justiça
Primeiro lugar nas redes sociais 
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315