Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Países se reúnem para reforçar projeto de classificação indicativa

Países se reúnem para reforçar projeto de classificação indicativa

por publicado: 24/06/2014 18h08 última modificação: 24/06/2014 18h08

Brasília, 24/6/14 – A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) participou, em Los Angeles, do International Ratings Summit, evento que reuniu  representantes dos principais órgãos de classificação de jogos e aplicativos de todo o mundo.

O principal objetivo do encontro, que aconteceu na semana passada, foi apresentar avanços do Projeto Iarc (International Age Rating Coalition ou Coalizão Internacional de Classificação Etária), bem como a discutir os próximos passos do sistema, que envolve Brasil, Estados Unidos, Europa, Austrália, Canadá, Coreia do Sul e África do Sul. Em 2013, esses países se propuseram a unificar os sistemas de classificação indicativa da indústria do entretenimento.

De 2010 para 2011, o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação (Dejus), da SNJ, responsável pela classificação indicativa no Brasil, ampliou em 1.100% o número de jogos analisados. “É um desafio acompanhar a velocidade dessa indústria. O lançamento do Iarc, em 2013, é um marco para alcançarmos esse objetivo”, avalia Paulo Abrão, secretário Nacional de Justiça.

No Brasil, o sistema já conseguiu adesão das empresas Sony e Microsoft, que devem iniciar a implementação nos próximos dias, e do Mozilla, que já utiliza o sistema desde o inicio do ano. Todas as outras empresas do mercado estão em processo de negociação com o Ministério da Justiça para se adequarem a legislação brasileira.

“A participação do Brasil nessa reunião foi fundamental para conseguir o apoio das demais entidades de classificação”, ressalta Abrão.

O encontro ocorreu em paralelo à Electronic Entertainment Expo (E3 2014), mais importante evento mundial da indústria de jogos eletrônicos, realizado pela Entertainment Software Association (ESA). A associação regula o mercado norte-americano e tem, entre suas competências, a função de exercer a Classificação Indicativa de jogos nos EUA e Canadá.

Para o Dejus/SNJ/MJ, o contato direto com os principais produtores mundiais possibilitou o estreitamento das relações com os demais países, a possibilidade de divulgar o modelo brasileiro de classificação indicativa e o planejamento de ações para 2014.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315