Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Operação Brasil Integrado cumpriu 212 mandados de prisão em dois dias de ação

Operação Brasil Integrado cumpriu 212 mandados de prisão em dois dias de ação

por publicado: 19/11/2015 16h51 última modificação: 20/11/2015 14h51
Equipes abordaram mais de 46 mil pessoas e 25,1 mil veículos automotivos

Brasília, 19/11//15 - O Ministério da Justiça realizou nos dias 17 e 18 de novembro, em Goiás, Distrito Federal e todos os estados da região Nordeste a  segunda etapa da Operação Brasil Integrado - Proteção à Vida. A ação visou à redução de homicídios e integrou os estados que agiram articulados. Participaram da operação mais de 11,9 mil  profissionais da Força Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e outras instituições.

Os órgãos participantes da operação disponibilizaram efetivos extras, que culminaram na intensificação do patrulhamento em áreas de risco, cumprimento de mandados e  aumento da fiscalização de pontos comerciais com altos índices de homicídios.  Foram realizadas cerca de 534 bloqueios terrestres,1446 patrulhamentos, 120 mandados de busca, 212 mandados de prisão, 356 autos de prisão em flagrante. Foram abordadas mais de 46 mil pessoas e 25,1 mil veículos automotivos. As ações policiais resultaram na prisão de 673 pessoas acusadas de crimes diversos.

"Quero saudar a todos os policiais envolvidos na segunda etapa da operação Brasil Integrado Proteção à Vida e destacar a importância fundamental da integração entre as polícias no enfrentamento a violência e criminalidade em todo o país. Com mais planejamento, mais organização e mais integração, as instituições de segurança se tornarão mais fortes e eficientes para o grande objetivo que é a redução da incidência de delitos" disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a operação.

Todos os órgãos participantes trabalharam em esquema de atuação integrada, semelhante ao executado na Copa do Mundo, utilizando como unidade de referência o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), de Brasília, e os Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) estaduais, de Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Goiânia e Brasília. 

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública,  já havia coordenado outras sete edições da operação Brasil Integrado, sempre em parceria com os estados. A intenção do governo federal é perenizar o processo de integração permanente das polícias – Militar, Civil, Rodoviária e Federal – e outros órgãos, tendo como ponto central a utilização dos centros integrados de Comando e Controle criados para a Copa do Mundo e montados nas 12 cidades-sede da competição.

Ministério da Justiça

facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928