Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo livro debate transições políticas na Alemanha e no Brasil

Novo livro debate transições políticas na Alemanha e no Brasil

por publicado: 03/12/2015 15h31 última modificação: 03/12/2015 15h31

Brasília, 3/12/15 - O livro “Justiça de Transição – Análises Comparadas Brasil-Alemanha" reúne, pela primeira vez em português, os trabalhos apresentados no Seminário Internacional “Transitional Justice - Vergleichende Einblicke in Transitionsprozesse aus Brasilien und Deutschland”.

 O evento  foi realizado em julho de 2012 na Universidade Goethe, em Frankfurt e reuniu juristas e acadêmicos brasileiros e alemães. O objetivo do seminário foi realizar uma reflexão comparativa sobre como o Direito deve responder aos crimes passados de um regime injusto. O projeto também teve apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do Consulado do Brasil em Frankfurt.

Para o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, a publicação da obra coroa um ciclo da cooperação internacional da Comissão de Anistia. "Editamos livros com as universidades de Coimbra e Oxford, respectivamente, sobre repressão e justiça transacional no mundo Ibero-americano e na América Latina, agora temos a oportunidade de comparar a transição brasileira com as duas transições alemãs, pós-nazismo e pós-comunismo", disse.

 A publicação é um espelho em língua portuguesa da obra alemã “Transitional Justice - Das Problem Gerechter Strafrechtlicher Vergangenheitsbewältigung”, originalmente lançada durante a Feira do Livro de Frankfurt em homenagem ao Brasil.

 Dividido em quatro partes, o livro analisa temas como o Direito e a política nas transições, a questão das anistias e o contexto histórico dos fluxos transicionais, além de contar com um prefácio do Professor Winfried Hassemer, Vice-Presidente do Tribunal Constitucional Alemão (2002-2008).

 A Comissão de Anistia é o órgão responsável pela reparação às vítimas de atos de exceção entre os anos de 1946 e 1988, abordando as dimensões econômica, moral, simbólica e psicológica, no âmbito individual ou coletivo.

 A obra está disponível no site e na página do Facebook da Comissão de Anistia.

Para baixar o livro, acesse: 

https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/anistia/anexos/justica_transicao_analise_comparada_brasil_alemanha.pdf