Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo acordo sobre refugiados será apresentado na Cartagena + 30

Novo acordo sobre refugiados será apresentado na Cartagena + 30

por publicado: 04/11/2014 14h55 última modificação: 04/11/2014 15h33

Brasília, 4/11/14 – Embaixadores de países da América Latina e Caribe se reuniram nesta segunda-feira (3), em Genebra, para finalizar o texto do novo acordo internacional para a proteção de refugiados e apátridas que será apresentado no encontro ministerial Cartagena+30, marcado para dezembro, em Brasília. A Declaração do Brasil é uma revisão e uma ampliação da Declaração de Cartagena, de 1984.

O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, representou o governo brasileiro no foro. “Há muitos avanços em relação aos instrumentos internacionais anteriores. Se aprovada e internalizada pelas legislações nacionais, conseguiremos assegurar mais proteção a essas populações vulneráveis”, disse.

Além dos embaixadores do Grupo de Países da América Latina e Caribe das Nações Unidas, também estavam presentes Regina Dunlop, representante permanente do Brasil junto a organismos internacionais em Genebra, o diretor da Divisão de Proteção Internacional do Acnur, Volker Turk, e três especialistas convidados para auxiliaram nas negociações: a embaixadora Emérita do México, Rosário Green, o juiz da Corte Internacional de Justiça, o brasileiro Antonio Cançado Trindade, e o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Diego Garcia Sayan.

A Declaração de Cartagena foi um marco para a proteção e garantia dos direitos dos refugiados, ampliando o próprio conceito de refugiado de acordo com a Convenção de 1967 da ONU. Passaram a ser considerados refugiados não apenas quem sofria perseguição política, religiosa, por pertencer a determinado grupo social ou por sua nacionalidade, mas também os que foram deslocados contra vontade própria devido a conflitos. Trinta anos depois, Cartagena+30 pretende avançar ainda mais na proteção a esses deslocados.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315