Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota à Imprensa

Nota à Imprensa

por publicado: 23/03/2015 14h55 última modificação: 23/03/2015 17h20

Tendo em vista a matéria publicada no sábado (21) no jornal O Estado de São Paulo sob o título "Governo detecta que EI tenta cooptar brasileiros", o Ministério da Justiça esclarece que:

1.  Desde os trabalhos de preparação da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, a Casa Civil vem coordenando um grupo de trabalho com o objetivo de integrar as ações de segurança pública durante os Grandes Eventos, constituído pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) e forças  policiais que integram o Ministério da Justiça, pelo Ministério da Defesa, pela ABIN e pela própria assessoria técnica da Casa Civil.

2.  Este grupo de trabalho, em suas reuniões periódicas, vem tratando de todas as questões relativas a segurança das Olimpíadas, como por exemplo, integração com as forças policiais estaduais, segurança no interior dos estádios, proteção cibernética e prevenção contra atos de terrorismo.

3. Em nenhum momento nestas reuniões operacionais de trabalho houve a distribuição ou a discussão de quaisquer relatórios das áreas de inteligência sobre terrorismo no Brasil, ou mesmo sobre a análise específica de quaisquer grupos terroristas que atuem no mundo.

4. Apesar do Brasil não ter histórico de atos terroristas, há muitos anos os órgãos governamentais responsáveis trocam informações e análises  com autoridades de outros países, com o objetivo de atuarmos com eficiência na prevenção contra tais atos.

5. O Ministério da Justiça lamenta qualquer especulação que possa ser feita em relação a informações vazadas de hipotéticos relatórios de inteligência desconhecidos ou que não passaram pela análise das autoridades governamentais responsáveis por decisões na área de segurança publica do governo federal.


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928