Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Anistia homenageia mulheres que se destacaram na luta pelos direitos civis no país

Comissão de Anistia homenageia mulheres que se destacaram na luta pelos direitos civis no país

por publicado: 10/03/2015 17h25 última modificação: 10/03/2015 17h25

Brasília 10/03/2015 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realizou nesta terça-feira (10) uma sessão especial em homenagem a oito mulheres que se destacaram na defesa contínua dos direitos das mulheres e reconstrução da memória histórica e esclarecimento da verdade de fatos ocorridos durante o período ditatorial no Brasil. A solenidade contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvati e outras autoridades.

Em seu discurso de abertura, a vice-presidente da Comissão de Anistia, Sueli Bolato, reverenciou a história de mulheres que, no seu tempo, vislumbraram um Brasil ético e justo e não economizaram sua juventude para transformar o país. “Hoje comemoramos as lutas de resistências de quem não se curvou no tempo e não perdeu a fé diante das dificuldades e delega às novas gerações o dever de aperfeiçoar as instituições democráticas”, enfatizou.

Para a deputada federal, Luiza Erundina, uma das homenageadas, enquanto não se der conta à sociedade da responsabilidade dos autores dos crimes praticados no período de exceção, não se poderá dizer que se consolidou a democracia no país. “Enquanto houver um brasileiro desaparecido, não revelado onde estão seus restos mortais, vítimas dessa época ditatorial, nós estaremos atentas, vigilantes, batalhando e exigindo que se faça justiça”, disse.

Na oportunidade, também foram apreciados requerimentos de anistia política de seis mulheres que foram perseguidas e que lutaram contra a ditadura militar. Ideli Salvati disse que a Comissão de Anistia faz justiça ao julgar crimes que o Estado brasileiro praticou na ditadura civil-militar contra quem estava “lutando pela liberdade na nossa pátria”.

 

As homeageadas:

 

  • Ivete Caribé, membro da Comissão Estadual da Verdade do Paraná.
  • Rosalina Santa Cruz, membro da Comissão da Verdade da Puc, São Paulo.
  • Nadja Brayner, membro da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Pernambuco.
  • Tereza Lajolo, membro da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog, São Paulo.
  • Maria Rita Kehl, membro da Comissão Nacional da Verdade.
  • Tatiana Merlino, membro da Comissão da Verdade do estado de São Paulo Rubens Paiva, São Paulo.
  • Luiza Erundina, Comissão Parlamentar Memória, Verdade E Justiça da Câmara dos Deputados
  • Ivonette Santiago de Almeida, membro da Comissão da Verdade da Anísio Teixeira da Unb, Brasilia/DF.+