Comissão de Anistia homenageia mulheres que se destacaram na luta pelos direitos civis no país
Brasília 10/03/2015 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realizou nesta terça-feira (10) uma sessão especial em homenagem a oito mulheres que se destacaram na defesa contínua dos direitos das mulheres e reconstrução da memória histórica e esclarecimento da verdade de fatos ocorridos durante o período ditatorial no Brasil. A solenidade contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvati e outras autoridades.
Em seu discurso de abertura, a vice-presidente da Comissão de Anistia, Sueli Bolato, reverenciou a história de mulheres que, no seu tempo, vislumbraram um Brasil ético e justo e não economizaram sua juventude para transformar o país. “Hoje comemoramos as lutas de resistências de quem não se curvou no tempo e não perdeu a fé diante das dificuldades e delega às novas gerações o dever de aperfeiçoar as instituições democráticas”, enfatizou.
Para a deputada federal, Luiza Erundina, uma das homenageadas, enquanto não se der conta à sociedade da responsabilidade dos autores dos crimes praticados no período de exceção, não se poderá dizer que se consolidou a democracia no país. “Enquanto houver um brasileiro desaparecido, não revelado onde estão seus restos mortais, vítimas dessa época ditatorial, nós estaremos atentas, vigilantes, batalhando e exigindo que se faça justiça”, disse.
Na oportunidade, também foram apreciados requerimentos de anistia política de seis mulheres que foram perseguidas e que lutaram contra a ditadura militar. Ideli Salvati disse que a Comissão de Anistia faz justiça ao julgar crimes que o Estado brasileiro praticou na ditadura civil-militar contra quem estava “lutando pela liberdade na nossa pátria”.
As homeageadas:
- Ivete Caribé, membro da Comissão Estadual da Verdade do Paraná.
- Rosalina Santa Cruz, membro da Comissão da Verdade da Puc, São Paulo.
- Nadja Brayner, membro da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Pernambuco.
- Tereza Lajolo, membro da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog, São Paulo.
- Maria Rita Kehl, membro da Comissão Nacional da Verdade.
- Tatiana Merlino, membro da Comissão da Verdade do estado de São Paulo Rubens Paiva, São Paulo.
- Luiza Erundina, Comissão Parlamentar Memória, Verdade E Justiça da Câmara dos Deputados
- Ivonette Santiago de Almeida, membro da Comissão da Verdade da Anísio Teixeira da Unb, Brasilia/DF.+