MP da Paraíba vai utilizar Consumidor.com para reduzir conflitos
Brasília, 28/05/2015 – Parceria assinada, nesta terça-feira (26), entre a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e o Ministério Público da Paraíba irá promover ações conjuntas voltadas à redução e prevenção dos conflitos através do serviço público virtual consumidor.gov.br. O termo de cooperação técnica tem o objetivo de evitar a judicialização desnecessária em conflitos de consumo e proporcionar maior acesso, à toda população, ao exercício da cidadania por meio do consumidor.gov.br.
A plataforma é disponibilizada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, e permite que o consumidor se comunique diretamente com as empresas participantes que se comprometem a receber, analisar e responder às reclamações em até 10 dias. Além disso, a base de dados composta a partir dos registros é monitorada por toda a sociedade com o apoio dos órgãos de defesa do consumidor.
Com a cooperação, os órgãos comprometem-se a atuar de forma colaborativa, visando objetivos como o incentivo da participação das empresas no Consumidor.gov.br, o acompanhamento continuado dos indicadores e informações produzidas a partir dos atendimentos realizados na plataforma, com vistas a monitorar e avaliar a efetividade da participação das empresas na plataforma.
Lançado em 27 de junho de 2014, o Consumidor.gov.br conta hoje com 100 mil consumidores cadastrados, 243 empresas credenciadas e 95 mil reclamações finalizadas.
Para conhecer os números do Consumidor.gov.br basta clicar em Indicadores, já a lista de empresas credenciadas está disponível também no site através do link Empresas Participantes.
Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928