Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra de Cinema de Tiradentes exibe "Retratos de Identificação"

Mostra de Cinema de Tiradentes exibe "Retratos de Identificação"

por publicado: 29/01/2015 15h31 última modificação: 29/01/2015 15h32
Obra reúne fotografias e documentos sobre prisão, exames de corpo de delito, necropsia e exílio de guerrilheiros

 

Brasília, 29/1/15 – O longa-metragem Retratos de Identificação, da professora Anita Leandro, é um dos destaques da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada até o dia 31 de janeiro na cidade mineira. O documentário, concluído por intermédio de uma parceria entre a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (CA/MJ) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será exibido às 14h30 de sexta-feira (30), no Cine-Teatro do Serviço Social da Indústria (SESI) da cidade mineira.

Retratos de Identificação foi o primeiro filme brasileiro construído a partir dos acervos fotográficos das agências de repressão da ditadura que governou o país entre 1964 e 1985. Fruto de quatro anos de pesquisa nos acervos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) da Guanabara, do Serviço Nacional de Informações (SNI) e do Superior Tribunal Militar, a obra reúne fotografias e documentos relacionados à prisão, exames de corpo de delito, necropsia e exílio de quatro guerrilheiros.

No filme, dois dos guerrilheiros ainda vivos, Antônio Roberto Espinosa e Reinaldo Guarany, deparam-se, pela primeira vez, com fotografias tiradas no momento de suas prisões e exílios, e falam da morte de seus companheiros: Chael Schreier, assassinado sob tortura, Maria Auxiliadora Lara Barcellos, vítima da tortura e do exílio que acabou cometendo suicídio em Berlim, na Alemanha. Desta forma, o passado retorna com as histórias de crimes ainda impunes.

Após a exibição do filme, que também faz parte do projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, a produtora e co-realizadora Anita Leonardo participa de uma mesa de debate intitulada “O lugar da política no cinema”, juntamente com o cineasta Luiz Rosemberg Filho e o historiador do cinema Fernão Ramos, com mediação de Cesar Migliorin.

Mostra
Com a temática "Qual o papel do cinema hoje?", que discute como filmes afetam os sentidos e a cognição num mundo hiperestimulado, a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes apresenta 37 longas-metragens, distribuídos em oito seções conceituais (Aurora, Homenagem, Autorias, Transições, Sui Generis, Praça, Bendita, Mostrinha) e duas exibições especiais (Cine-Debate e Sessão de Encerramento), espalhadas por três espaços de exibição (Cine Tenda, Cine BNDES na Praça e Cine Teatro). A programação completa está disponível no endereço eletrônico https://www.mostratiradentes.com.br/noticia-detalhe.php?menu=not&codNot=543.

Serviço: Sessão Cine-Debate com o Filme Retratos de Identificação em Tiradentes
Sexta-feira, dia 30 de janeiro, às 14h30
Cine Teatro SESI, Tiradentes, Minas Gerais

Retratos de Identificação (2014, RJ: Brasil)
Direção Anita Leandro
Documentário, Cor, Digital, 72 min
Recomendado para maiores de 14 anos

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315