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MJC alerta para recall da Toyota, BMW e Nissan
Brasília, 26/12/16 - As representantes brasileiras da Toyota, BMW e Nissan estão fazendo recall em alguns modelos de seus veículos e alertam aos consumidores sobre os prazos para correção dos problemas identificados.
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC) informa que a Toyota do Brasil LTDA. protocolou campanha de chamamento dos veículos Lexus, modelo NX200t, em razão da possibilidade de movimentação involuntária do veículo por falha no acionamento automático do freio auxiliar.
De acordo com as informações da Toyota, a campanha de chamamento, com início em 21 de dezembro de 2016, abrange 515 veículos, importados e comercializados no mercado nacional, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos F2000111 e F2046127, G2046199 e G2095981, H2096258 e H2112361, e de código alfanumérico JTJBARBZ*.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Toyota destacou que "devido a uma programação incorreta no módulo de controle de freio, existe a possibilidade do freio auxiliar não ser acionado automaticamente como deveria". Nessa condição, "se o veículo estiver com a alavanca de mudanças de marcha na posição D, M ou N, poderá ocorrer a movimentação do veículo, aumentando o risco de colisão", com consequentes "danos materiais e lesões físicas graves aos ocupantes e/ou a terceiros em caso de movimentação do veículo, causado pelo não funcionamento do freio auxiliar".
Mais informações podem ser obtidas junto à Toyota, por meio do telefone 0800 5398 727, ou pelo site www.toyota.com.br. e www.lexus.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Cidadania – justica.gov.br.
Veículos BMW
A BMW do Brasil Ltda. também protocolou Campanha de Chamamento dos veículos BMW, modelos 740i, 535i GT, 535i M Sport e 740Li, devido à possibilidade de falha no sensor do airbag dianteiro e nos tensores do cinto de segurança, o que pode gerar a não ativação do airbag em caso de colisão.
De acordo com as informações da BMW, o recall abrange quatro veículos, colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi: C369040, para o veículo BMW 740i; C534898, para o veículo BMW 535i GT; C949089 para o veículo BMW 535i M Sport; DX72224, para o veículo BMW 740Li, todos com data de fabricação entre 16 de julho de 2010 e 19 de abril de 2012.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a BMW destacou ter constatado “falha no sensor central do airbag dianteiro e nos tensores do cinto de segurança, devido a um erro de programação do software". Nessa condição, "é possível que o airbag dianteiro e os tensores do cinto de segurança não sejam ativados em uma colisão frontal ou na traseira, podendo agravar os riscos a danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo".
Mais informações podem ser obtidas junto à BMW DO BRASIL LTDA., por meio do telefone 0800-707-3578, ou pelo site: www.bmw.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Cidadania – justica.gov.br.
Nissan
A terceira Campanha de Chamamento foi protocolada pela Nissan do Brasil Automóveis LTDA. e se refere aos veículos Nissan Livina, Livina X-Gear, Grand Livina, Tiida e Tiida Sedan devido à possibilidade de ruptura do gerador de gases do airbag, com consequente projeção de fragmentos metálicos no interior do automóvel.
De acordo com a Nissan, a Campanha de Chamamento, com início em 19 de dezembro de 2016, abrange 69.318 carros, produzidos no Brasil (modelos Livina, Livina X-Gear e Grand Livina) e no México (modelos Tiida e Tiida Sedan), no período de maio de 2007 a dezembro de 2011, colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 94DTBAL109J193564 a 94DTALFL10CJ991447, para os modelos Livina e Livina X-Gear; 94DJBAL109J219316 a 94DJBAL10CJ991451, para os modelos Grand Livina; 3N1BC13D18K190001 a 3N1BC1CD1CL360182 para os modelos Tiida; e 3N1BC1AD4CK196600 a 3N1BC1AD5CK231998 para os modelos Tiida Sedan.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Nissan destacou ter constatado que em "em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema air bag do motorista poderá resultar em pressão excessiva, o que poderá acarretar ruptura do gerador de gases e projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo". Nessa condição, "poderá, em casos extremos, causar danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao motorista e aos passageiros".
Mais informações podem ser obtidas junto à Nissan, por meio do telefone 0800 011 1090 ou pelo site www.nissan.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Cidadania – justica.gov.br.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.