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MJC alerta para de recall de veículos Hyundai HB20, modelos 2013 a 2015
Brasília, 02/01/17 – A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Cidadania informa que a Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis do Brasil Ltda. protocolou campanha de chamamento dos veículos Hyundai HB20, modelos 2013 a 2015, equipados com motor 1.6 e transmissão automática de quatro marchas, para realizar o reparo do indicador de marchas do console central nos veículos acima descritos, em razão da possibilidade de infiltração de líquido no interior do console central e do contato do líquido com o circuito elétrico de iluminação do indicador de marchas do câmbio automático, podendo ocasionar curto-circuito, com derretimento do material e, em casos extremos, princípio de incêndio
De acordo com a Hyundai, a Campanha de Chamamento, com início do atendimento em 28 de dezembro de 2016, abrange 139.159 (cento e trinta e nove mil, cento e cinquenta e nove) veículos, fabricados entre 16 de agosto de 2012 e 31 de outubro de 2015 e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 9BHBH51DBDP010003 a 9BHBH41DBFP533864.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Hyundai destacou ter constatado que "em casos de derramamento acidental de bebidas sobre o indicador de marchas no console central do câmbio automático (que é localizado ao lado do suporte para copos do veículo), há risco de infiltração de líquido no interior do console central e do contato do líquido com o circuito elétrico de iluminação do indicador de marchas do câmbio automático". Desta forma, "o contato de líquidos com o circuito interno e os fios de iluminação do indicador de marchas do câmbio automático no console central pode provocar curto-circuito no momento em que as luzes do farol são acesas e o indicador é automaticamente iluminado. Um curto-circuito gera o superaquecimento que pode evoluir para um princípio de incêndio, o que pode acarretar danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo".
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à Hyundai, por meio da Central de Atendimento HMB através do telefone 0800 770 3355 ou pelo site www.hyundai.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Cidadania – justica.gov.br.