Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ traduz manual para transtornos mentais, neurológicos e decorrentes do uso de drogas

MJ traduz manual para transtornos mentais, neurológicos e decorrentes do uso de drogas

por publicado: 03/11/2015 17h43 última modificação: 03/11/2015 17h43
Publicação original foi lançada pela OMS e inclui diretrizes para intervenções

Brasília, 03/11/2015 - A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulga a versão eletrônica do Manual mhGAP de Intervenções para Transtornos Mentais, Neurológicos e Decorrentes do Uso de Álcool e outras Drogas nos serviços de atenção à saúde não especializados. A Senad é a responsável pela tradução do para o Português.

A versão digital está disponível para acesso. Clique aqui!

O manual traz informações sobre prevenção e controle de transtornos mentais, com o objetivo de traçar diretrizes para diversos tratamentos. Além de abordar doenças do sistema nervoso e transtornos psicóticos, o guia também contempla transtornos por uso de álcool e outras drogas.  A edição brasileira terá tiragem inicial de cinco mil cópias.

A partir da tradução, todos os países de Língua Portuguesa terão acesso ao guia. No Brasil, o manual será encaminhado para todos os Centros Regionais de Referência sobre Drogas (CRRs), bem como para coordenações de Saúde Mental, instituições e conselhos relacionados à Política sobre Drogas.

A publicação original foi realizada pelo Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, da OMS, em 2010. Clique aqui e confira o endereço eletrônico da edição original.