Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ divulga resultado preliminar do 3º Edital para Comunidades Terapêuticas

MJ divulga resultado preliminar do 3º Edital para Comunidades Terapêuticas

por publicado: 24/10/2014 16h50 última modificação: 24/10/2014 16h50

Brasília, 24/10/14 – O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), torna público o resultado pleliminar do edital de chamamento público para as comunidades terapêuticas. Nessa primeira publicação estão listadas todas as CTs habilitadas.

A meta do MJ é atingir a marca de 10 mil vagas para serviços de acolhimento – exclusivamente voluntário - de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas e substância psicoativa. Atualmente, o MJ já oferece 7 mil vagas à população. O edital faz parte do programa Crack, É Possível Vencer,  e seleciona entidades para prestação.

Os recursos para ação vêm do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), com o pagamento mensal de R$ 1 mil pelos serviços de acolhimento de adultos e R$ 1,5 mil para adolescentes e mães em fase de amamentação.

A Senad oferecerá cursos de capacitação e avaliará os serviços prestados pela entidade. As comunidades terapêuticas selecionadas devem, obrigatoriamente, participar da capacitação dos profissionais e voluntários que atuarão com as pessoas acolhidas.

 Obrigações das comunidades terapêuticas

 - Não praticar ou permitir a contenção física, isolamento ou restrição à liberdade da pessoa acolhida.

- Respeitar o acolhimento voluntário.

- Obedecer a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 29, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre os requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de instituições que prestem serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

- Comunicar formalmente o acolhimento voluntário da pessoa em tratamento às redes do Sistema Único de Sáude (SUS), do Ministério da Saúde, e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315