Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ discute destinação de bens apreendidos em reunião da UNODC

General

MJ discute destinação de bens apreendidos em reunião da UNODC

por publicado: 03/04/2014 14h57 última modificação: 04/04/2014 16h37
O Ministério da Justiça participa nesta semana, de 2 a 4 de abril, da reunião do grupo de peritos sobre gestão, uso e alienação de bens congelados, apreendidos e confiscados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). O grupo se reúne na cidade de Reggio Calábria, na Itália.

 Brasília, 3/4/14 –A Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) coordena os trabalhos do Brasil no grupo, representada por Roberto Biasoli, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). O objetivo é reforçar a participação brasileira nas discussões sobre a gestão, uso e alienação de bens apreendidos e confiscados, além de propor novas respostas em nível internacional para uma melhor administração e utilização de ativos apreendidos do crime. 

“Nossa principal a ação nessa temática é participação do Brasil no Projeto de Bens Apreendidos e Confiscados na América Latina (Projeto BIDAL), que deve ser efetivada ainda no primeiro semestre de 2014”, ressalta o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

 Internamente, o Brasil trabalha no aprimoramento de sua legislação quanto à gestão de bens apreendidos. Essa é, inclusive, uma das ações coordenadas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Ela procura regulamentar o artigo da lei sobre lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98) que trata do perdimento de bens.

 “Hoje, um bem apreendido numa ação criminal fica anos aguardando uma sentença condenatória transitada em julgado. Isso não é bom nem para o Estado, em caso de condenação, nem para o réu, em caso de absolvição, pois o bem perde totalmente seu valor”, explica o diretor do DRCI, Ricardo Saadi.

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315