Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ discute combate ao suborno transnacional em foro da OCDE

MJ discute combate ao suborno transnacional em foro da OCDE

por publicado: 15/10/2014 12h16 última modificação: 15/10/2014 12h16

Brasília, 15/10/14 – O Ministério da Justiça (MJ) participa, nesta semana, de reuniões do Grupo de Trabalho sobre Suborno Transnacional da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G-20. Os eventos acontecem de 14 a 18 de outubro, em Paris.

A Reunião do GT sobre Suborno Transnacional trata, dentre outros temas, da avaliação do Brasil quanto à terceira fase de implementação da Convenção contra o Suborno de Funcionários Públicos Estrangeiros nas Transações Comerciais Internacionais. Diogo Machado, Coordenador de Tratados e Foros do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), representa o MJ.

“Nossa principal atribuição no grupo é participar das discussões sobre a efetiva implementação da Convenção contra o Suborno Internacional, especialmente no que tange aos trabalhos de cooperação jurídica internacional, fortalecimento da autoridade central e combate à lavagem de dinheiro”, destaca o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

 Juntamente com o GT sobre Suborno Transnacional, reúne-se o GT Anticorrupção do G-20 para apresentar respostas ao problema da corrupção como grande obstáculo ao crescimento da economia global. Na reunião serão abordados temas referentes aos beneficiários finais de corrupção e lavagem de dinheiro, tratados no Brasil pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

“Graças aos resultados obtidos pelo trabalho conjunto executado na Enccla, o País tem conseguido cumprir e implementar as recomendações internacionais referentes ao tema”, comenta Ricardo Saadi, Diretor do DRCI/SNJ.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315