Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ contrata instituição para nova pesquisa sobre uso de drogas no Brasil

General

MJ contrata instituição para nova pesquisa sobre uso de drogas no Brasil

por publicado: 14/02/2014 14h50 última modificação: 21/02/2014 11h39

Realizado nos anos de 2001 e 2003, o 1º e o 2º Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil terá continuidade neste ano. Está aberto o edital, lançado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJ), para selecionar a instituição que ficará responsável pela elaboração do 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, que nessa edição abrangerá também os domicílios rurais brasileiros.

O objetivo do levantamento é realizar pesquisa científica para estimar e avaliar parâmetros epidemiológicos do uso de drogas na população brasileira entre 12 e 65 anos, de ambos os sexos.

A pesquisa deverá incluir, em sua metodologia, a aplicação de instrumento de coleta em uma amostra representativa da população, tendo como base os critérios metodológicos adotados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos propósitos será estimar parâmetros relativos ao uso de drogas no Brasil e suas consequências. O estudo deve incluir a coleta, o processamento e a análise dos dados, assim como a publicação dos resultados da pesquisa em português, inglês e espanhol.

O prazo máximo para a execução de todas a etapas do III Levantamento Domiciliar será de até 24 meses, a partir da assinatura do contrato com a Senad. Os pesquisadores e instituições que se enquadrarem no perfil estabelecido pelo edital poderão mandar suas propostas, de acordo com as especificações, até o dia 29 de março.


Cronograma Previsto

Atividades

Data Limite

Apresentação das propostas

até 45 dias da data de publicação do Edital.

 

Análise das propostas e seleção

até 30 dias após o prazo final de envio das propostas

Publicação do resultado preliminar

até 5 dias após o prazo final de análise das propostas

 

Análise dos recursos, caso houver

até 15 dias após publicação do resultado preliminar

Publicação do resultado final

até 5 dias após recursos, caso houver


 Agência MJ de Notícias

(61) 2025-3135/3315

acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br