General
Ministro da Justiça recebe bolivianos para discutir caso Roger Pinto
Três ministros da Bolívia – Carlos Romero (de Governo), Nardy Suxo Iturry (Transparência Institucional e Luta contra a Corrupção) e Cecília Ayllon Quinteros (Justiça) – entregaram nesta sexta-feira (06/09) ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, cópias de cinco processos nos quais o senador Roger Pinto, que solicita refúgio definitivo ao Comitê Nacional para Refugiados (Conare), está sendo investigado. Os ministros bolivianos fizeram uma exposição dos processos e relataram que, em um deles, já houve condenação pelo Ministério Público, em julho deste ano.
“O Conare dará a decisão acerca da eventual concessão de refúgio ou não ao senador Roger Pinto. Caso o refúgio seja negado é possível a interposição de recurso ao ministro da Justiça. Toda a documentação recebida será encaminhada ao Conare para que todos os elementos sejam apreciados”, relatou o ministro José Eduardo Cardozo.
Estiveram presentes o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e Roberto Ramirez, Fiscal General em exercício do Ministério Público da Bolívia.
Ouça aqui a coletiva do ministro da Justiça.
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br