Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça divulga relatório sobre tráfico de pessoas e lança semana de combate ao crime

Ministro da Justiça divulga relatório sobre tráfico de pessoas e lança semana de combate ao crime

por publicado: 28/07/2014 11h30 última modificação: 28/07/2014 11h30

Brasília, 28/7/14 – Os principais monumentos e cartões postais brasileiros ficarão iluminados de azul na noite desta segunda-feira (28) em homenagem à campanha Coração Azul, que luta contra o tráfico de pessoas no mundo. No Rio de Janeiro, onde será lançada a Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Cristo Redentor, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Rafael Franzini, apresentam um relatório com dados inéditos sobre o crime no país.

A Campanha Coração Azul, coordenada pelo UNODC e pelo governo federal, recebeu este ano o reforço  do 1º Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, em 30 de julho, data aprovada pela Assembléia Geral da ONU em novembro do ano passado. No Brasil, haverá uma semana inteira de ações de conscientização, realizadas pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ), em conjunto com a rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e os Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, os Comitês Sociais do Coração Azul e organizações do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap).

Além do ministro da Justiça, estarão presentes ao lançamento da Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, e representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, da Prefeitura e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, além do Comitê Social Coração Azul-RJ. O monumento permanecerá azul por três dias.

O Coração Azul
O coração azul é símbolo da ONU de luta contra o tráfico de pessoas. Com a campanha, o UNODC uniu forças com diversos países para colaborar de maneira significativa na luta contra o tráfico de pessoas. O Brasil aderiu à campanha em maio de 2013. Em um ano, a SNJ/MJ realizou uma série de eventos, palestras, seminários e oficinas, levando a temática para debate em diversos estados e municípios brasileiros.

Para demonstrar apoio e promover conscientização, a campanha convoca pessoas do mundo inteiro a postar uma foto nas redes sociais fazendo um coração com as mãos e a usar as hashtags #igivehope e #coraçãoazul. 

Serviço
Data
: 28/7/14 (segunda-feira), de 18h
Local
: Cristo Redentor, Rio de Janeiro

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

https://coracaoazul.com.br/

(61) 2025-3135/3315